Seguidores

26 de ago de 2012

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CABELO.


Será que a mulher pode cortar o cabelo?
O homem pode ter o cabelo comprido?
As mulheres ainda devem usar o véu?
Sera que e pecado pintar o cabelo?
O cristão pode fazer o corte moicano?
O cristão pode fazer topete no cabelo?
E pecado fazer penteado emo?
O cristão pode fazer chapinha?
Muita pessoa tem duvidas sobre essas questões, outros têm uma opinião pessoal, entre os estudiosos existem contradições sobre essas questões, afinal o que a bíblia realmente ensina sobre o cabelo?


ALGUEM PENSA QUE DEUS NÃO SE PREOCUPA COM CABELO:
Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados Lc 12:7.
Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo MT 6.17.

NO A.T. DEUS ESTABELECEU LEI ATÉ PARA O MODELO DO CORTE DE CABELO DOS SACERDOTES:
Não cortareis o cabelo, arredondando LV 19.27.
Os sacerdotes não devem rapar a cabeça, nem deixar o cabelo ficar comprido, mas devem cortá-lo com decência Ez 44.20.

FAZIA PARTE DO VOTO NAZIREU NÃO CORTAR O CABELO:
Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou para o Senhor, santo será deixando crescer as guedelhas do cabelo da sua cabeça Nm 6.5.

Porque você ficará grávida e dará à luz um filho. Não corte nunca o cabelo dele, pois ele será consagrado a Deus como nazireu desde o dia do seu nascimento JZ 13.5.

E fez esta promessa solene: — Ó Senhor Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra-se de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo 1SM 1.11.

E Sansão acabou lhe contando a verdade: — O meu cabelo nunca foi cortado! — disse ele. — Eu fui dedicado a Deus como nazireu desde que nasci. Se o meu cabelo for cortado, perderei a minha força, ficarei fraco e serei como qualquer um JZ 16.17.

JOÃO DEIXA CLARO QUE EXISTE DIFERENÇA ENTRE CABELO DE HOMEM E DE MULHER:
E tinham cabelos como cabelos de mulher... AP 9.8.

NO ANTIGO TESTAMENTO ALGUNS HOMENS TINHAM CABELOS GRANDES:
Em Israel não havia ninguém tão formoso por sua beleza como Absalão. Ele era perfeito da cabeça aos pés. Tinha muito cabelo, que ele cortava uma vez por ano, quando ficava muito comprido e pesado. A sua cabeleira pesava mais de dois quilos, de acordo com a medida real de pesos 2SM 14.25-26.

MAS VEJA O QUE A BIBLIA ENSINA NO NOVO TESTAMENTO:
Se a bíblia não falasse mais nada sobre o assunto tudo bem, mas veja o que a bíblia fala sobre o assunto no novo testamento.

Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus1 CO 11.14-16.

A MULHER PODE CORTAR O CABELO?
Veja a resposta dos pioneiros das Assembleias de Deus, publicado no livro, a bíblia responde, lançado pela CPAD. A mulher pode cortar o cabelo?
Não, não pode. O ensino bíblico é que a mulher deve ter o cabelo crescido. Vejamos o texto em 1 Co 11.15: "Mas ter a mulher o cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu". Ora, se é honroso tê-los crescidos, é, consequentemente, desonroso tê-los cortados. Muitos pensam que a mulher pode cortar, con­tanto que não seja muito curto. Mas o apóstolo Paulo compara esse tipo de corte a tosquiar-se ou rapar-se e pergunta se a igreja acha decente que a mulher ore a Deus com a cabeça raspada. Além do mais, o rosto feminino fica sem estética. Algumas até parecem homens. Na igreja de Corinto parecia haver uma reivindicação feminina de equiparação aos homens e algumas se manifestavam tosquiando o cabelo e abolindo o véu, como para se manifestarem livres do "poderio" do homem. Alguma corrente masculina as apoiava e causava dissensão entre os ir­mãos e Paulo fez-lhes ver que as igrejas de Deus não tinham esses costumes e nem se debatiam em lutas de classe. Em conclusão, desejamos que os ir­mãos reparem que os cabelos compridos nas moças e senhoras crentes dão um to­que de reverência e obediência, mostrando a santidade que exercem diante de Deus.
Para Deus é coisa indecente cortar o cabelo ou rapar o cabelo
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu I Co 11:6.
Nas expressões referentes a “cortar o cabelo” são usados dois vocábulos: tosquiar “keirastho” e rapar "keirō",”. O primeiro tem um sentido vasto de cortar o cabelo, tosquiar as ovelhas, podar, etc. O segundo significa barbear-se. A bíblia diz claramente: É indecente para a mulher ter seu cabelo cortado. “Há alguns que tentam dizer que tosquear é o que ocorre com as ovelhas que na época da tosa ficam praticamente sem lã, porém aí haveria redundância entre tosquear e rapar, seria um erro e na Bíblia não há erros”.

Observe esse versículo na nova tradução na linguagem de hoje:
Se a mulher não cobre a cabeça, então é melhor que ela corte o cabelo de uma vez. Já que é vergonhoso para a mulher rapar a cabeça ou cortar o cabelo, então ela deve cobrir a cabeça (NTLH).

Observe esse mesmo versículo na Bíblia NVI em inglês:
If a Woman does not cover her head, she should have her hair cut or shaved off, and if it is a disgrace for a woman to have her hair cut or shaved off, she shold cover her head (NVI inglês).

Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça (NVI português).

Fica claro que a mulher não deve cortar o cabelo, pois o verbo “cut” em Inglês é cortar, cortado. Portanto verifica-se gramaticalmente e Escrituristicamente que o apóstolo Paulo está ensinando através do Espírito santo, que é coisa indecente diante de Deus a mulher cortar o cabelo ou raspar a cabeça (extraído do blog: http://pastoreliasefabianapinheiro.blogspot.com.br/).

Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu 1 Cor 11:14.15 .
Havia na época de Paulo, um consenso universal acerca do que a natureza ensina quanto aos cabelos de homens e mulheres. Assim, competia e compete ao cristianismo respeitar a natureza, e não desconsiderá-la. Nos dias de Paulo, as prostitutas se davam a conhecer usando cabelos curtos. Elas faziam o que era contrário à natureza a fim de atrair os homens a afagos que também são contrários à natureza, e o apóstolo dos gentios não desejava que as mulheres crentes imitassem as prostitutas.
Por outro lado, os cabelos longos de uma mulher simbolizam a sua posição de subordinação ao homem, bem como a sua posição na hierarquia divina de poderes, sinal de poderio, por causa dos anjos.
Assim sendo, constitui-se um ato de rebeldia e insubmissão uma mulher desfazer-se de seu véu natural, isto é, cortar os seus cabelos. A mesma orientação é extensiva aos homens. Assim como a natureza ensina as mulheres a manterem os cabelos longos, aos homens a natureza ensina a usarem seus cabelos curtos como sinal de autoridade.
Algumas vezes o uso do cabelo comprido pelos homens estava associado a homossexualidade, e também era comum a cabeleira em filósofos e bárbaros.
Porém, os homens hebreus usualmente andavam bem penteados e cortavam o cabelo quase como cortam hoje os ocidentais.
Então, qual deve ser o comprimento? O termo grego – “phusis” é traduzido como "a própria natureza", ou seja, a natureza se encarrega disto de acordo com o biótipo de cada pessoa. Assim, este princípio é determinado pela própria natureza e não pela intervenção humana, isto é, cabelos longos para as mulheres como sinal de submissão e cabelos curtos para os homens como sinal de autoridade.
(Extraído do blog voltemos às raízes Ir. Marcos Pinheiro).

Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu Co 11.15.
A vontade de Deus é que a mulher traga um sinal sobre sua cabeça e este sinal sobre a cabeça da mulher é o cabelo crescido, mas o que é cabelo crescido?
“Cabelo crescido ou comprido”, no grego “Kamao” significa: “deixar o cabelo crescer”.
Paulo não explicou porque eles conheciam o Velho testamento que explica o que é cabelo crescido. Deixamos a Bíblia explicar:
Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao Senhor, santo será deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça Nm 6:5.
E descobriu lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem Jz 16.17.
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha I Samuel 1.11.

Embasado na própria Bíblia, vemos que, quando a bíblia fala de cabelo comprido ou crescido não está falando de um cumprimento definido e sim de um cabelo que não seja cortado em parte alguma, ou seja, cabelo crescido é aquele em que sequer o fio da navalha, ou tesoura, encosta naqueles fios.
Esse, aliás, é significado que perfeitamente se compatibiliza com a palavra grega “Kamao”,como já se viu. Assim, cabelo comprido, para Deus, é o cabelo do tamanho que a natureza proporciona.

CABELOS CRESCIDOS OU TOSQUIADOS?
“Mas toda a mulher que ora, ou profetiza, com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se, ou rapar-se, que ponha o véu” (I Co 11: 5 e 6). “Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido? E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 14 e 15).
Paulo, nestas passagens trata de dois assuntos importantes em doutrinamento à igreja de Corinto:
o uso do véu e a conservação do cabelo (Extraído do blog voltemos as raízes Ir. Marcos Pinheiro).

O USO DO VÉU:
A bíblia é clara em afirmar que o cabelo foi dado em lugar do véu. Ou seja, sempre que há a exigência do uso do véu, ela deve ser entendida como sendo do uso de cabeleira comprida. Com efeito, (1 Co 11.15) ensina, em relação à mulher, que “o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”.
A expressão “em lugar de” é traduzida a partir da partícula grega “anti”, que, por sua vez, segundo o Léxico Grego de Strong, significa “por, em vez de, em lugar de alguma coisa”.
A palavra mantilha é traduzida da palavra grega “peribolaion”, que significa “uma cobertura lançada ao redor, invólucro, podendo ser manto ou véu”.
Assim o correto é que a mulher use o cabelo comprido, sem necessidade de que use o véu. De outra forma usar o véu e não usar cabelo comprido demonstra contrariedade à natureza além de ser contraponducente do ponto de vista espiritual e prático, pois como deixaria a mulher de usar o véu constantemente se a ordem de Deus é a de que oremos sem cessar (1 Ts 5.17)?
Há alguns que se contentam em exigir que as mulheres usem mantilha na igreja. Isso, porém deixaria a descoberta à vida dessas irmãs durante todo o restante do tempo, quando é certo que a vontade de Deus é a de que os crentes estejam em comunhão com ele e prontos para exercerem a autoridade espiritual durante todos os momentos do dia. Ademais, conforme já natural, representa a submissão da mulher a um sistema degradante do qual Cristo a libertou.
Por fim, é importante salientar que o cabelo comprido não está como véu, mas em lugar de véu. Ou seja, ele não necessita estar sob a forma de véu, isto é, solto. Ate porque o cabelo comprido não é um sinal para os homens, para a sociedade, mas para os anjos. O importante é que Deus e os anjos sabiam que a mulher não corta o seu cabelo. Aliás, se o cabelo fosse tido como se véu fosse como ficariam as irmãs africanas, cujos cabelos dificilmente assumem o formato de véu? Essa verdade é constatada mais uma vez, por analogia, com a questão do nazireado propósito de não cortar o cabelo não precisava ser demonstrado perante os homens. Tanto é assim que a Bíblia explica, expressamente, que o cabelo de Sansão era arrumado em sete tranças (Jz 16.13).
O véu era usado pelas mulheres orientais e gregas como sinal de pudor e submissão aos seus maridos. Portanto, essas mulheres se apresentavam nos templos e andavam nas ruas com véu e ainda hoje, em muitos países, elas andam veladas, isto é, portando o véu na cabeça como sinal de pudor e submissão aos seus maridos.
Quando, porém, a mulher prevaricava levando uma vida libertina ou cometendo adultério, ela tirava o véu numa indicação pública de que era mulher livre, sem compromisso marital. Portanto, as mulheres devassas não usavam o véu. Entretanto, com o passar dos tempos, a moda foi pegando e contagiando a sociedade da época. Destarte, mulheres honestas e honrosas lançavam repudio à prática do uso do véu, imposto pelo marido, e não faziam uso dele numa evidente atitude de insubmissão e rebeldia.
Algumas mulheres de Corinto aderiram ao movimento da época e passaram a frequentar a igreja sem estarem veladas, isto é, sem usar o véu.
O uso do véu era evidência de uma vida controlada pelo espírito, de obediência a Palavra e de sujeição ao marido. Deixar de usá-lo valia por uma declaração de guerra contra a submissão ao marido e ao próprio Deus.
Essa postura das mulheres de Corinto, esse aderir ao movimento de não usar véu pelas mulheres crentes de Corinto, essa emancipação audaciosa, iria comprometer a decência do Evangelho e causar transtornos e desajustes na igreja e nos lares, pois o desuso do véu era notório por parte das prostitutas. Então, Paulo entra em cena e, como pastor aconselha e ordena que as mulheres usem o véu no recinto da igreja. Paulo diz: “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada” (I Co 11:5).
De acordo com as normas estabelecidas pelo apóstolo Paulo, as mulheres de Corinto não podiam abdicar do véu, nas reuniões da igreja ou nos atos de culto em geral. Hoje a recomendação apostólica não faz sentido em nossas igrejas, visto que a sociedade não exige que a mulher ocidental ande velada em sinal de pudor e submissão do marido. A ausência de uma exigência anula a razão de ser da outra. Mesmo porque, no final da sua exortação Paulo afirma que o cabelo foi dado à mulher em lugar do véu “... Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 15). (Extraído do blog voltemos as raízes Ir. Marcos Pinheiro).

O ensino de Paulo não era apenas um costume moral ou para diferenciar prostitutas de mulheres honradas:
Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça I Co 11:4.
Há alguns como pretexto em não obedecer à vontade divina, dizem que o Cabelo comprido refere-se aos costumes na sociedade na cidade de Corintos, onde o uso do véu era considerado moralmente honroso.
Ora se a questão fosse só para resguardar a moral local vigente, haveria regras apenas para o cabelo feminino, por que então a primeira regra vem ao cabelo masculino?
Sabe-se que na cultura grega ou na judaica não havia qualquer problema moral para o fato do homem usar cabelo crescido. A questão aqui não é moral, mas espiritual.
A palavra "coberta"- no grego "kata" que significa "abaixo de", ou seja, o cabelo do homem não deve se estender abaixo da cabeça.
A doutrina apresentada por Paulo não está dirigida a uma época ou cidade, mas se refere a anjos, que não mudam sua natureza de uma época para outra, e nem os anjos que estavam em Corinto não são diferentes, dos dias de hoje, porque são os mesmos, e, assim como naquele tempo as irmãs não deveriam cortar seus cabelos por causa dos anjos, a mesma verdade é válida para hoje.
Se fosse um cuidado do apóstolo Paulo com relação à cidade de Corinto, para que as irmãs não fossem confundidas com as prostitutas, qual seria a razão da ordem apostólica para os varões usarem cabelos curtos?
O cabelo comprido na mulher é tido como um “sinal de poderio” (ARC) ou “sinal de autoridade” (ARA) (v10).
Quando a Bíblia fala em sinal de autoridade está querendo dizer que o cabelo comprido da mulher é um sinal de que ela aceita a ordem de autoridade estabelecida por Deus.
A mulher que tem dificuldade nessa área, provavelmente é uma mulher que tem dificuldade em aceitar o marido como cabeça do casal ou o pátrio poder do pai (Ef 5.22,23;6.1-3). (extraído do blog: http://pastoreliasefabianapinheiro.blogspot.com.br).

O USO DO CABELO CRESCIDO:
Paulo diz: “Se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu”. Em 1 Coríntios 11:6, a palavra grega para "cortar o cabelo" é "keiro", e significava "tosquiar uma ovelha ou cortar rente". (Champlin, Vine e Strong) E a palavra grega para rapar é "xurao", que significava "barbear-se, rapar inteiramente com uma navalha". (Strong e Champlin). Nesse versículo, temos a relação de duas coisas: o uso do véu e a conservação do cabelo crescido. Agora, não se deve confundir o uso do véu com a conservação do cabelo, são coisas diferentes, apesar de que estão intimamente ligadas.
O véu foi criado pelo homem, e o cabelo da mulher, em forma de véu, é criação divina. A invenção do homem foi abolida pelo próprio homem. Mas, a criação de Deus ainda permanece, em forma de véu, que é o cabelo crescido. Portanto, a mulher não precisa estar velada nos atos de culto em sua igreja. Porém, passará a usar o véu permanente, ou seja, o cabelo que Deus lhe deu porque este lhe foi dado em lugar do véu. Quando Deus criou a mulher dotou-a de um véu natural, o seu cabelo.
Em I Cor 11:5, Paulo declara que é desonra para mulher ter a cabeça rapada ou tosquiada. No v.6 Paulo volta ao assunto e declara que é vergonhoso, é coisa indecente para a mulher tosquiar-se ou rapar-se. No verso 15 Paulo diz: “Mas, ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso”, é uma glória. Portanto, Paulo não deixa dúvidas quanto a doutrinação a favor da conservação do cabelo crescido.
O véu artificial forjado pelo homem e introduzido na igreja de Corinto numa circunstância especial desapareceu. Contudo, o véu criado por Deus lá no Éden, permanece como adorno natural.
A mulher cristã não deve esquecer que a Bíblia fala a respeito dos seus cabelos e toda mulher convertida tem a sua vida nas mãos do Senhor para glorificá-lo e os seus cabelos não formam exceção.
Infelizmente, há mulheres evangélicas que tosquiam seus cabelos de acordo com a moda mundana.
O MAIOR CABELO DO MUNDO:
Xie Qiuping é uma chinesa, famosa por ter o maior cabelo do mundo. Quando entrou para o Guinness (livro dos recordes), seus cabelos mediam 5,627 metros de comprimento, mais de três vezes a sua altura. Ela deixa seu cabelo crescer desde 1973 quando tinha 13 anos.Xie diz que para deixar seus cabelos limpos tem que lava-los 3 vezes por semana e utilizar 7 toalhas de banho para poder seca-los, tudo isso para poder ostentar no Guinness o recorde mundial de maior cabelo do mundo. O desejo de essa chinesa entrar no guinness é maior do que o desejo de muitas mulheres entrarem no reino do céu.

MAS EU CORTO SO AS PONTAS DO MEU CABELO PARA ELE CRESCER MAIS RAPIDO:
Não tem quem não tenha caído nessa! Mas a verdade é que o comprimento do cabelo já é determinado biologicamente, e isso não vai se alterar se você simplesmente cortar as pontas. Essa idéia vem de uma correlação com a poda das plantas, pois os galhos crescem pelas pontas que são vivas. Já os cabelos crescem pela raiz, sendo assim as pontas são mortas e o corte não vai interferir no seu crescimento. Os cabelos não são como um gramado. Eles crescem normalmente de 1 a 1,5 cm por mês independente de ser cortado ou não. Ou seja, se você cortar os cabelos, eles ficarão mais curtos. Conclusão cortar o cabelo elimina as pontas duplas, mas não faz o cabelo crescer.

 O CABELO DO HOMEM:
De acordo com a Bíblia homem é homem e mulher é mulher. Escrevendo à igreja de corinto, Paulo faz esta admoestação: “Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem” (I Co 11:7). Em Coríntios 11:14 Paulo interroga: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?”. Esses versículos se completam. O que Paulo está dizendo é que o homem se apresente de cabeça descoberta, isto é, sem cabelos crescidos.
Paulo diz que quando o homem se equipara com a mulher no tamanho do cabelo é desonra para ele, por quê? Porque a falta de distinção confunde. Deus quer que o comprimento do cabelo do homem e o da mulher deva ser tal que haja uma distinção entre eles. Isso por uma questão de natureza, conforme "ensina a própria natureza". Quem é homem deve ter a aparência masculina, quem é mulher deve ter a aparência feminina.
O cabelo curto nos homens não é resultado da cultura moderna. Ao observarmos os livros de história e as estátuas dos legionários romanos constatamos que os homens usavam cabelos curtos. Na época de Jesus, grande parte da população judia era de cultura helênica e o estilo de cabelo era curto. Constatamos isso ao vermos as estátuas dos filósofos Platão, Sócrates, Aristóteles e outros. Muitos deles usavam barba e outros não; porém, o cabelo era sempre curto.
Segundo o Dr. Donald C. Stamps, nos tempos do Novo Testamento, o cabelo longo masculino era vergonhoso entre os homens e repudiado pelos judeus, bem como pelo povo de Corinto, no século I. Quadros que retratam Jesus com cabelos longos procedem totalmente da imaginação dos artistas da idade média, e não das evidências bíblicas ou históricas uma vez que inúmeras pinturas e esculturas dos tempos do Novo Testamento comprovam esse fato. As estátuas e demais reproduções dos varões judeus nos tempos de Jesus mostram claramente que ninguém usava cabelo comprido. Paulo, não teria escrito: “é desonra para o varão ter cabelo crescido”, se Cristo tivesse cabelo longo como as mulheres. Logo, a declaração de Paulo conflita não com o costume de Jesus, mas com a invenção dos artistas.
Alguns para justificar a idéia de que Jesus tinha cabelo comprido dizem: “Jesus tinha cabelo comprido porque era nazireu, pois era separado para Deus, o Pai”. Jesus era nazareno porque era da cidade de Nazaré, não era nazireu. O termo nazireu está relacionado com um voto perante o Senhor Deus quanto ao serviço e dedicação que alguns faziam. Os nazireus no Antigo Testamento estavam sujeitos a regras muito estritas, entre elas a de que não podiam tocar em cadáveres. Em Mateus 9:25 Jesus tocou em um cadáver. Se Ele fosse nazireu não descumpriria as regras. Logo, Jesus não sendo nazireu não tinha cabelo longo.
Nas citações de Paulo em I Coríntios capítulo 11 com respeito a cabelo ele não fala da natureza do cabelo, se é liso, crespo ou pixaim. A verdade é que tem que haver a diferença. Por exemplo, na África tanto os homens como as mulheres têm cabelo pixaim, então, como fazer a diferença? Evidentemente que as irmãs africanas deverão manter seus cabelos crescidos, ou seja, mais volumosos e os irmãos crentes cabelos rentes, isto é, menos crescidos.
Foi no final da década de 70 que o movimento feminista começou a pregar ao mundo que homem e mulher são precisamente iguais e, portanto não deve haver diferenças entre eles. A arrogância desse movimento é a pretensão de interferir na natureza da constituição humana estabelecida por Deus no jardim do éden. Mas, a Palavra de Deus deve ser a regra áurea para as nossas vidas e, não o espírito da época. Quando Adão e Eva foram enganados pela serpente, eles acreditavam que poderiam ser como Deus. Hoje, muitas mulheres estão também enganadas acreditando que podem ser como homem e muitos homens pensam que podem ser como mulher.
Na verdade, parece que nossos pastores perderam a capacidade de pastorear. A cena eclesiástica, nunca esteve em um ponto tão baixo. Os líderes estão se tornando liberais e ninguém parece se preocupar. Líderes que não zelam pela diferença de aparência entre homem e mulher estão levantando a bandeira do movimento feminista que defendem entre outras maldições o homossexualismo e lesbianismo(Extraído do blog voltemos as raízes Ir. Marcos Pinheiro).
  
JESUS TINHA O CABELO COMPRIDO:
Somos muitas vezes confrontados (em livros, obras de arte, escritos, várias imagens e até mesmo entre o meio evangelico) com expressões gráficas tentando representar a face física do Senhor Jesus Cristo. Sendo certo que este é um tema que muitas pessoas receiam em falar, devemos por um ponto de ordem, já que estão a denegrir o nosso Senhor e Salvador. E isto por que todas as tentativas que existam de forma a querer representar a face do Senhor Jesus, não passam disso mesmo: meras tentativas, já que ninguém sabe como Ele era fisicamente, nem existem quaisquer vestígios pertencentes a Ele.
A visão do Senhor Jesus com cabelos compridos surgiu no século IV com o chamado “Santo Sudário”, um tecido onde está incrustada uma face que a religião católica fez convencer pertencer ao Senhor Jesus, de forma que essa face tornou-se amuleto: serve de santuário para milhões de peregrinos e prosélitos vilmente enganados na sua ignorância.
Mas será que Jesus tinha mesmo cabelos compridos? Vejamos a história e abramos a Bíblia. Sabemos que o Senhor Jesus viveu na terra de Israel, na altura sob o domínio do Império Romano. Ora, os cabelos curtos dos homens não é fruto da cultura moderna. Os livros de história e as estátuas dos legionários romanos mostram todos os homens com cabelos curtos (bem curtos, mesmo). Quem ditava a “moda” era o imperador e todos os imperadores e capitães romanos, antes e depois de Jesus, desde Júlio Cesar a Trajano, não tinham cabelos compridos.
Antes do período romano, a cultura predominante na zona oriental do Mediterrâneo, incluindo a Judéia, foi a grega. Nos tempos do Senhor Jesus, grande parte da população judia era de cultura helênica e falava grego (João 12:20; Atos 6:1) – aliás, os livros do Novo Testamento estão escritos precisamente em grego. O estilo nos cabelos era o mesmo, ou seja, curtos. Basta ver as estátuas dos filósofos Aristóteles, Platão, Sócretes… alguns usavam barba, mas muitos outros não; todavia, os cabelos eram sempre curtos.
Relativamente, aos judeus não helênicos, o Talmude judaico (anterior ao período grego) refere que “os sacerdotes devem cortar-se a cada 30 dias”. Esses judeus conheciam o mandamento de Ezequiel 44: 20: “E a sua cabeça não raparão, nem deixarão crescer o seu cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças” (lembrando que a palavra tosquiar aqui nesse versículo quer dizer cortar curto, pois esta se referindo ao homem). As estátuas e demais reproduções dos varões judeus, nos tempos de Jesus, mostram claramente que ninguém usava cabelos compridos.
Há, contudo, quem faça confusão pelo fato de Jesus ser nazireu. Jesus era nazireu porque era da cidade de Nazaré (ou seria nazareno?). Ele não era nazireu, que é algo completamente diferente. Esse termo (nazireu) prende-se um voto perante o Senhor Deus quanto ao serviço e dedicação que alguns fizeram. Foi o caso, por exemplo, de Sansão (cfr. Juízes 13:5; 16:17). Aliás, os nazireus estavam sujeitos a regras muito estritas. E quanto a estas, cumpre notar que o Senhor Jesus bebeu vinho (Mt. 11:19) e numa ocasião tocou num cadáver (Mt. 9:25) e ambos estes atos eram proibidos aos que faziam voto de nazireu (Nm. 6:3,6).
Os cabelos compridos que alguns varões usam hoje é fruto da cultura moderna, de aversão a Deus e à sua natureza. Abramos a Bíblia em I Co. 11:14. Ali lemos: “Não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?” Se Paulo assim escreveu era impossivél Jesus ter cabelos compridos, a sã doutrina é contra homens usarem cabelos compridos e Paulo deixa claro que as igrejas de Deus não tem o costume de os homens usarem cabelos compridos: Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 1 Co 11:16.
Os que faziam voto de nazireu deixavam crescer o cabelo em sinal de humildade e submissão. Era precisamente uma vergonha. Por isso, suportavam-na por amor a Deus.
Devemos notar que quando terminava o período do voto, o nazireu devia cortar de imediato o seu cabelo (Nm. 6:18). Não é isto que vemos naqueles que nos dias de hoje deixam crescer os cabelos – geralmente para a própria glória  (vanglória) e exibicionismo.
Jesus não tinha cabelos compridos,o seu aspecto era similar ao de qualquer judeu da sua época. Na noite anterior da sua crucificação, veio uma multidão para prendê-lo. Mas esta multidão não reconheceu quem era Jesus dentre os homens (Jesus e os seus discípulos) que ali estavam. Foi necessário Judas usar um sinal especialmente combinado para revelá-lo aos seus inimigos: um beijo na face (MT 26.48-49). Ele não teria necessidade de o fazer se Jesus tivesse um aspecto que o distinguisse dos demais. (Extraído do blog voltemos as raízes Ir. Marcos Pinheiro).

UM PROBLEMA CULTURAL SÓ DE CORINTOS:
Muitos argumentam que essa era uma questão só para os corintos e que não tem nenhum valor para a igreja de modo geral. Mas Paulo generaliza a questão dizendo:
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus
  
O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE PINTAR CABELO:

O profeta Samuel não pintava o cabelo 1SM 12.2.(Samuel o davi)
Agora vocês têm um rei que os guiará. Quanto a mim, já estou velho, de cabelos brancos, e os meus filhos estão com vocês. Fui o seu líder desde a minha mocidade, até hoje.

O salmista também não pintava os cabelos SL 71.18.
Agora, também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.

QUANDO JESUS APARECEU A JOÃO NA ILHA DE PATMOS SEUS CABELOS ESTAVA BRANCOS:
Os seus cabelos eram brancos como a lã ou como a neve, e os seus olhos eram brilhantes como o fogo Apoc 1:14.
OS CABELOS BRANCOS PARA A BIBLIA E UM COROA DE GLORIA PV 16.31.
Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória.
PARA VOCE MEDITAR:
Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto Mt 5:36.

OS CABELOS BRANCOS É O ENFEITE DOS VELHOS PV 20.29.
A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos.

O PERIGO DE UMA GESTANTE PINTAR O CABELO?
Um dos assuntos mais controversos entre as mulheres envolve o uso ou não de tintura ou qualquer outro produto químico nos cabelos durante o período de gravidez. Será que vai fazer algum mal para o bebê que está dentro da barriga? Qual consequência pode trazer o uso da tintura durante a gestação?
As tinturas, principalmente as mais antigas, alisamentos ou permanentes contêm muitas substâncias que são absorvidas pelo couro cabeludo (entre as quais a amônia, o benzeno ou formol), região bastante vascularizada, que chegam até o bebê e podem prejudicá-lo.
Boa parte dos profissionais recomenda o uso de tinturas somente após o terceiro ou quarto mês de gestação, período em que as chances de más-formações diminuem. Muitos nem sequer recomendam o uso de produtos químicos nos cabelos em qualquer época da gestação.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a médica Robertha Nakamura condena o uso de produtos químicos no período de gestação.Polêmico, o uso de produtos químicos na gravidez deve ser visto com cautela pelas mamães. Não há ainda comprovada uma quantidade mínima de produto químico que possa ser usada sem que prejudique a saúde do bebê em formação.
Como todo cuidado é pouco, evite a realização de tintura agressiva, alisamento ou qualquer outro uso de produto químico nos cabelos durante a gravidez, principalmente nos primeiros meses.
Por ser uma questão de opiniões diversas e contraditórias, o ideal é que você, mamãe, consulte o seu médico de confiança e peça para que dê informações sobre o uso de produtos químicos durante a gravidez.
Lembre-se sempre que melhor do que ficar bonita é cuidar para que o bebê que está se formando dentro da sua barriga nasça com a maior saúde do mundo.

CORTES E PENTEADOS VAIDOSOS É PECADO?
Um dos cortes e penteados hoje mais usados e o moicano. Veja a origem desse corte e penteado.

Os Moicanos são um povo indígena dos Estados Unidos da América que vivia em torno do vale do Rio Hudson na época de seu primeiro contato com os europeus, em 1609. Eles foram os criadores desse estilo de corte e penteado. Moicano é um corte de cabelo indígena usado por índios americanos que copiaram os elmos de soldados e gladiadores romanos. O corte moicano foi adotado pelos punks entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980, influenciados por bandas punks como The Exploited e Plasmatics, cujos líderes foram precursores do corte de cabelo no movimento britânico e americano.
  
Elvis Presley vai ser sempre lembrado pelo seu rock’n’roll, mas não podemos deixar de lado algo que marcou muito o seu visual: o topete! O topete enorme que se tornou popular pelo “Rei” na década de 50, virou desde aquela época um referencial no mundo das celebridades e, principalmente, no mundo da moda! 
Veja na foto ao lado uma banda emo gospel.
A origem dessa cultura alternativa aconteceu na década de 80 sob influência do movimento punk, mas somente hoje ganhou força entre os adolescentes. No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, Mad Rats (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

AGORA VAMOS RACIOCINAR:
Esses cortes e penteados foram criados por pessoas que não tinha a palavra de Deus com regra de comportamento, as pessoas que usam esses cortes geralmente são atores, cantores, jogadores de futebol, ou algum ídolo da atualidade. E quando alguns deles lançam a moda às pessoas acham bonito e querem usar também, em outras palavras são influenciadas por eles.

Mas veja o que Jesus disse: Vos sois a luz do mundo MT 5.14:
Jesus disse que nos temos que ser a luz do mundo, isto é, ser exemplo de comportamento para esse mundo. Portanto o mundo deve seguir o nosso exemplo de comportamento, e não nós seguirmos o exemplo de comportamento do mundo são eles que têm que cortar e pentear o cabelo como nos cortamos e penteamos, pois nos fazemos isso de acordo com o que a bíblia nos ensina, e não nós cortamos e pentearmos o cabelo com eles, pois eles quando lança um penteado ou um corte eles não consultaram a bíblia pra saber se esta ou não de acordo com ela.
Mas infelizmente muitos cristãos estão sendo influenciados por esses cortes e penteados.
‘Quando você corta o cabelo moicano, emo ou faz um topete, você esta seguindo o exemplo do mundo e nesse caso o mundo esta sendo luz pra você. É o mundo tem que querer ser igual a você, e não você querer ser igual ao mundo. Ser luz é influenciar e não ser influenciado.

VEJAMOS O QUE A BIBLIA DIZ:
Não procure ficar bonita (bonito) usando enfeites, penteados exagerados... 1Pd 3:3(NTLH). 
Quero também que as mulheres (homens) sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas (eles) se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com jóias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! 1tm 2:9 (NTLH).

A recomendação bíblica no novo testamento é que o nosso enfeite não deve ser no penteado ou corte de cabelo exagerados e complicados. Afinal isso é vaidade, desejo de atrair admiração para si.

O QUE E VAIDADE?
Existem duas palavras diferentes no hebraico que foram traduzidas para o português como vaidade. Por não conhecerem esta realidade e pensarem em que todas as vezes que aparece a palavra vaidade na Bíblia o significado é o mesmo.
Muitas pessoas subestimam o efeito devastador do pecado chamado vaidade na alma humana.
Muitos aceitam e defendem uma vida de vaidade e citam a própria bíblia dizendo: “vaidade, vaidade tudo é vaidade”, e replicam dizendo que a Bíblia diz que tudo é vaidade! Então por que se preocupar com este pecado chamado vaidade?
Há palavras no hebraico que não têm uma correspondente exata no português.
A palavra “bh hebel” ou “lbh habel”significa: vapor, fôlego, no sentido de alguma coisa que dura pouco como o vapor, como sopro do fôlego”.
Apesar de essa palavra na Bíblia ter sido traduzida como vaidade não é o mesmo sentido que vaidade como pecado, ou seja, embora a palavra “bh hebel” traduzida para o termo vaidade em português, não representa um conteúdo pecaminoso.
Esta palavra que é usada em Eclesiastes 1.2 –“vaidade de vaidades diz o pregador; vaidade de vaidades tudo é vaidade”, a palavra aqui deveria ser traduzida por “efemeridade”, aquilo que é passageiro, que é o sentido mais próximo em português para a palavra “hb hebel”.
Alguém pode perguntar: mas por que os tradutores não utilizaram efêmero para diferenciar de vaidade? Isso pode ter ocorrido por que os escritores hebraicos utilizavam figuradamente a palavra vaidade, repito de uma forma figurada para descrever aquilo que é efêmero, passageiro, por isso no português gera certa confusão.

A expressão “awv shav” ou “wv shav” é a palavra que mais condiz com a palavra vaidade no português. Esta expressão significa: vacuidade, vaidade, falsidade; nulidade (vazio de fala, mentira), inutilidade (diz-se de conduta). Esse é o significado mais próprio do vocábulo “vaidade”. Essa é a expressão é o que a bíblia apresenta como pecado.

O que significa vaidade:
Vejamos o que a Bíblia apresenta e ensina sobre este sentimento representado pelo vocábulo “awu shav”, que tem o sentido de vacuidade, falsidade, nulidade, vaidade, vazio de fala, mentira.

Vaidade é falsidade:
“Quem subirá ao monte de Senhor ou quem entrará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura enganosamente” (Sl 24.3,4 – ARA)
A Bíblia enfaticamente ensina que quem entrega a sua alma a vaidade não entrará nos céus, eis que a vaidade é uma falsidade.
Por isso a versão atualizada de Almeida traduziu a palavra “awu shav” para falsidade.
Vaidade é a qualidade firmada sobre aparência ilusória. É uma ilusão. E ilusão é falsidade. Por isso falsidade e vaidade têm o mesmo princípio e sob esse ângulo podem ser consideradas sinônimas.
O profeta Samuel nos adverte em 1sm 12.21, que a vaidade é fruto de alguém desviar-se dos caminhos do Senhor:“Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são”.
No Novo Testamento encontramos: “E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido”. ( Ef 4.17).
Aqui a palavra traduzida do grego é “mataiotes”, que significa em primeiro plano, “o que destituído de verdade e conveniência”, pelo que o vocábulo assume em português o significado de “coisa ilusória”.
Nesta passagem Deus esta dizendo que vaidade é uma coisa de gentios, das pessoas sem Deus, e não de cristãos. Por isso Ele diz: não andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade do seu sentido.
Usando a mesma palavra, Pedro diz: ”Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas; porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro, prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor 2Pe 2.17-19.
Vistos os malefícios da vaidade e o quanto é condenada por Deus, vimos que vaidade em português.

Examinado desde o original da palavra tem quatro significados:
1 Vaidade é a qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória.
2 Vaidade é a valorização que se atribui à própria aparência ou a quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros.
3 Vaidade é uma avaliação muito lisonjeira que alguém tem de si mesmo; fatuidade, imodéstia, presunção, vanidade.
4 Vaidade é coisa insignificante, futilidade, vanidade.

A vaidade não é apenas um sentimento qualquer, mas é um pecado que preciso ser abandonado para poder morar no céu. (extraído do blog: http://pastoreliasefabianapinheiro.blogspot.com.br)

FAZER CHAPINHA OU ENCRESPAR O CABELO É PECADO!
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos... 1Pd 3:3.
Muitas pessoas não são gratas ao que Deus lhe deu, principalmente com relação à aparência, no qual dirigido pela sua vaidade tem desagradado a Deus e se entregado ao pecado.
A Bíblia no versículo acima fala contra a prática de encrespar o cabelo, isso serve também para a prática de alisar o cabelo, pois a Bíblia diz: Por que, para com Deus, não há acepção de pessoas
Rm 2.11, sendo assim os que têm cabelo crespo não seriam exceção. Alisamento ou encrespedura de cabelo é pecado, pois desobedece a vontade de Deus e sua palavra.
Quando a Bíblia fala de cabelo se refere a algo muito importante, pois o cabelo tanto do homem como da mulher são sinais visíveis que Deus ordenou para sua Igreja na Terra. Sabemos que o cabelo curto sobre a cabeça do varão é sinal da glória de Deus, assim como o cabelo comprido, sem corte, sobre a cabeça da mulher é sinal de autoridade espiritual, é por isso que satanás procura meios de fazer, principalmente a mulher, pecar com relação ao cabelo.
A Palavra do Senhor nos diz o seguinte:
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? RM 9.20.
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? RM 9.21.
Muitas pessoas replicam a Deus porque não querem aceitar a forma do cabelo que Deus lhe deu, quem tem cabelo crespo quer alisar, quem tem cabelo liso quer encrespar e assim vão replicado o oleiro (Deus) e quando procedem dessa maneira é o mesmo que dizer a Deus: "Por que me fizeste assim?" é não entender que o Oleiro tem poder sobre o vaso e se Ele decidiu fazer um com cabelo crespo, por exemplo,  é decisão Dele e o vaso tem que aceitar .Se a outro Ele decidiu fazer com cabelo liso, não foi para a pessoa encrespar.
A pessoa que encrespa ou alisa o cabelo esta mentindo e tornando uma verdade de Deus para sua vida em mentira. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém Rm 1.25. Este versículo não serve apenas para a prática homossexual, mas é abrangente para muitas áreas da vida cristã.O alisamento ou encrespamento de cabelo é uma forma de tornar uma verdade de Deus para a vida de uma pessoa em mentira e honrar mais a sua vaidade, a sua vontade a sua carne do que a Deus que é bendito eternamente.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira AP 22.15. Muitos ficarão de fora do Reino de Deus pela pratica de alisar o cabelo quando este é crespo ou encrespar quando este é liso, pois isto é praticar a mentira.
Você olha de longe e diz lá vem alguém com cabelos lisos, mas na verdade aquela pessoa tem cabelos crespos, olha pra outra e diz esta tem cabelos crespos e na verdade ela possui cabelos lisos, isso tudo é a prática da mentira, quem faz este tipo de coisa é mentiroso. Rm 1.25
E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro AP 21.27.
Quem alisa o cabelo tendo naturalmente seu cabelo cacheado ou quem encrespa o cabelo tendo pela natureza seu cabelo liso está praticando mentira e não entrará no Reino de Deus.

Veja os métodos de Alisar o cabelo e os prejuízos para o corpo:
Existem hoje em dia muitas formas de alisar o cabelo. Existem aqueles que usam a "chapinha" outros usam aqueles produtos químicos que são fortíssimos e podem prejudicar a saúde dos indivíduos que o aplicam. Um especialista no assunto, em entrevista diz o seguinte:
A chapinha pode ressecar quebrar e até queimar os fios de cabelo.
Nunca aplique químicas ou aparelhos agressivos ao cabelo em pessoas com menos de 14 anos de idade, pois faz mal. Os produtos químicos pra alisamento prejudicam o corpo, prova disso que gestantes não podem usar nos cabelos. A própria chapinha prejudica o cabelo, quebra, resseca...
A bíblia diz que destruir o corpo Deus o destruirá em 1 Co 3.17:
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

ALISAMENTO DE CABELO PODE SAIR CARO PARA A SAUDE:
Tratamentos alisadores podem estar camuflando substâncias nocivas à saúde. As promessas de cabelos lisos e brilhantes atraem cada vez mais mulheres para os salões de beleza. Dentre os serviços do tipo têm a escova progressiva, marroquina, inteligente, de chocolate, entre outras. No entanto, o preço da vaidade pode custar bem mais caro do que o valor cobrado pelos cabeleireiros. De acordo com a coordenadora de Fiscalização de Produtos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Érika França, a maioria dos tratamentos alisadores pode estar camuflando substâncias nocivas à saúde. O formol e o glutaral são muito utilizados pelos esteticistas para mudar a estrutura dos fios. Esses produtos alteram o DNA, elevando o risco de leucemia, tumores no sistema nervoso central e infertilidade.
Alguém, em algum momento infeliz, inventou que cabelo liso é que é bonito para as mulheres e aí, em função disso, as que não nasceram com o "atributo"fazem tudo para esticar os cachos. Mas é bom que saibam que muitos alisantes que deixam o cabelo de fazer inveja às asiáticas, podem conter substâncias nocivas à saúde.
No Brasil, por exemplo, todo dia, ao menos um caso de mulher com queimadura ou queda de cabelo em consequência do uso de alisantes proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é registrado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, no Rio.
Segundo os dermatologistas o motivo quase sempre é o mesmo: “Os salões usam produtos industrializados, mas acrescentam essas substâncias sem a cliente saber para o resultado ser mais duradouro. Daí o desastre”.

Diante dessa febre do cabelo liso, os especialistas alertam que o uso prolongado do formol e do glutaraldeído, que são conservantes bactericidas, pode causar doenças graves, como câncer de pulmão e lesão irreversível da córnea.
Portanto, se você nasceu com os cabelos anelados, não vá contra a natureza e deixe a vaidade de lado. Procure fazer de seus cachos a última moda dos cabelos. Não vale a pena arriscar a vida por tão pouco.
APELO FINAL: Aprenda a aceitar a forma do cabelo que Deus lhe deu, não seja um mentiroso, tornando uma verdade de Deus em mentira e não destrua o teu corpo que é o templo do Espírito Santo. Seja um autêntico e genuíno salvo em Cristo Jesus.
(extraído do blog:http://pastoreliasefabianapinheiro.blogspot.com.br/).

CONCLUSÃO:
De acordo com a bíblia a mulher não deve cortar o cabelo, nem mesmo as pontinhas. Não e mais necessário à mulher usar o véu. O homem não deve ter o cabelo grande. Não devemos pintar o cabelo. Não devemos usar corte e penteados da moda. Não podemos fazer chapinhas nem alisamentos.

134 comentários:

  1. Fico feliz pelo posicionamento do irmão com relação a Palavra de Deus, e o irmão tem toda a liberdade em divulgar todos os assuntos de nosso blog, pois estes assuntos devem ser anunciados, para que muitos possam ter o entendimento da revelação Bíblica e doutrinária e não venham se perder. Um abraço. Pastor Elias e Missionária Fabiana Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, pastor, somente leia e reflita sobre Efésios 2:8-9... Sou livre para expor o que penso ainda mais se é baseado na Bíblia.

      Excluir
    2. pastor com todo o respeito a sua opinião ,penso que ta mal interpretado esses textos da bíblia , peso para que leia colossenses 2,23 pra mim esses costumes que relatado ai encima se encontram nesse versículo 23 reflita ai.

      Excluir
    3. 1Coríntios, capitulo 11, verso16, diz: Se, no entanto, alguém quiser contestar, não temos este costume, nem tampouco as igrejas de DEUS. Tem que existir distinção entre costume e doutrina.A doutrina é sempre verdade absoluta,ou seja, para todos em todas as épocas e lugares. o costume é relativo. Por exemplo:As africanas tem cabelo curto.

      Excluir
    4. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas
      obras, as quais DEUS preparou para que ANDÁSSEMOS
      NELAS.Ef2:10

      Excluir
  2. NENHUM PASTOR TEM AUTORIDADE PARA ACRESCENTAR OU TIRAR QUALQUE PARTE DA BÍBLIA E INTERPRETA-LA COMO QUER. A FALÇA TEOLOGIA TEM DESTRUIDO MUITOS MINISTERIOS, MAS VAMOS PERMANECER COM A PALAVRA DE DEUS E CONSERVAR OS BONS E SANTOS COSTUMES. POIS A IGREJA DE JESUS É DIFERENTE DO MUNDO EM TODOS OS ASPECTOS.
    PARABENS PELO BLOG!
    PASTOR JAMES JANSSEN.
    pastorjamesjanssenBLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. O cabelo deve ser crescido e não no pé. Inventam tantas doutrinas, de calça comprida, cabelo sem nunca cortar, e ainda colocam isso como fundamento no lugar da salvação, pois se cortar as pontas ou usar calça comprida perde a salvação, e Cristo para que veio então?
    E usam coisas muito piores do que isso e uma delas é o dízimo, que é lei do antigo testamento. A Palavra diz que igreja que usa doutrinas da lei são escravas e não estão na graça de Jesus Cristo, pois em Gálatas 4:21-31 diz que a igreja escrava não herdará com a igreja livre e isso quer dizer que as igrejas que usam doutrinas da lei como dízimos, guarda do sábado, uso do véu, etc..não herdarão o Reino dos céus e isso é bem mais grave do que usar uma calça feminina descente ou cortar um pouco o cabelo, pense nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRIMEIRO QUE4RO DIZER QUE NEM SEI A QUAL INSTIUIÇÕ RELIGIOSA O CARO IRMÃO QUE POSTOU O ESTUDO PERTENCE POREM QUERO DIZER QUE TUDO O QUE EL DISSE TEM TOTAL FUNDAMENTO BIBLICO E MAIS A ESSA SENHORA QUE ÃO DISSE SE É OU NÃO CRISTÃ QUERO DEIXAR CLARO QUE ESTÁ FAZENDO COMO AQUELE POVO QUE CRUCIFICOU CRISTO POR SIMPLESMENTE ELE PREGAR CONTRA OS COSTUMES QUE DESAGRADAM A DEUS ASSIM IRMÃ PENSE O SEGUINTE AQUELE QUE QUE GANHAR SUA VIDA PERDE LA A MAS QUEM PERDE LA GANHA LA Á VOCE NÃO É OBRIGADA A SEGUIR OS ENSINAMENTOS BIBLICOS POIS CRISTO NOS ENSINOU QUE SUA GRAÇA NÃO É POR FORÇA NEM POR VIOLENCIA POREM NÃO DEVE CRITICAR O QU NÃO CONHECE E DIGO QUE NAÕ CONHECE PORQUE ESTA ESCRITO CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ POR ISSO IRMÃ DEIXE A VERDADE DE DEUS TE LIBERTAR AMEM

      Excluir
    2. SE CRESCIDO FOSSE NUNCA CORTADO, OS IRMAOS PODERIAM USAR OS CABELOS NA CINTURA!!!!! PENSA ANTES DE ESCREVER, SAIA DESSA PRISAO DE RESPOSTAS DADAS PELO HOMEM E BUSQUE DE DEUS A VERDADE! POIS A PALAVRA FALA: Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? DESSA MANEIRA, SEEEE CABELO CRESCIDO FOSSE QUE NUNCA VIU TESOURA, ENTAO OS IRMAOS PODERIAM USAR QUALQUER CORTE E MESMO LONGO NA CINTURA.

      Excluir
    3. Nenhuma desses mandamentos citados acima foi dito por Jesus ou por Deus, você pode me dizer que a biblia escrita por inspiração divina e eu creio porém o proprio Paulo afirma que teve coisas dita dele mesmo além do mais estixte tambem documentario e discurso que nada serva para ser usado nos dias de hoje como saudar a todos com osculo santo eu acho que religiosidade não é adoração e sim idolatria eu me sinto presa dentro desses custumes sei que preciso respeitar, pois eu não posso andar de qualquer jeito mais eu posso cuidar da minha aparencia sem ser presa a vaidade.

      Excluir
    4. O cabelo, nunca para de crescer. Ja vi mulheres com cabelos chegando ao chao. alem de feio, da trabalho.Derus nunca coloca peso sobre ninguem. Precisamos analisar a epoca e os costumes em que a carta foi escrita.Temos que ser sabios.Po que o homem corta a barba. Tosquiar e aparar e raspar e limpar passer lamina. cortes femininos e masculinos tem grande diferenca. Na cidade de corintias as mulheres usavam veu para velar, encobrir e todas elas tinham o cabelo comprido, independentemente de sua religiao. Estamos no seculo XXI, vamos acordar para vivermos e andarmos decentemente, sem dar escandalo e colocar o amor em nossas vidas. o homem anda barbeado de terno e gravata e mulher com o cabelo arrastando ao pes. Isso e falta de sabedoria.Jesus tinha os cabelos crescidos, pois seguia o costume nazireu. Portanto ele nao se encaixa no contexto da carta do apostolo aos Corintios.

      Excluir
    5. Sou evangelico e concordo com vc, tem o problema da higiene tb, outra coisa no caso de cabelo pixaim, nao vejo problema se a mulher quer alisar seu cabelo, unico cuidado q deve ter é o uso de produtos quimicos nocivos a saude, pq inteligencia o SENHOR DEUS, deu ao homem para ser usado pq se nao assim, ELE, nao faria isso e sejamos todos abençoados no nome do SENHOR JESUS!

      Excluir
  4. Infelizmente Bia.
    Você leu mas não entendeu o estudo.
    Que o Espirito Santo ilumine sua mente.
    E para finalizar.
    Nos não temos tal costume nem as igrejas de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
      O breve e lindo Salmo 133 inicia com esta declaração: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!". Estas palavras soam como um refrigério para alma, principalmente nos dias em que vivemos, quando os homens vivem uma vida egoística e individualista. O homem moderno tem abandonado os valores familiares e comunitários que prezam o relacionamento, a amizade e o companheirismo.

      Quando olho para a nossa gente da Igreja Evangélica Viver em Cristo, não vejo pessoas perfeitas, mas vejo um povo que ama a comunhão, que tem prazer em estar junto para adorar a Deus, aprender com sua Palavra e fazer coisas simples como passear ou fazer uma refeição juntos. Tenho a absoluta certeza que nosso estilo de vida, fundamentado no amor de Cristo, alegra o coração do nosso Pai. Digo isso, pois a comunhão entre seus discípulos é um dos propósitos de Cristo para sua Igreja. Veja em Atos 2 como viviam os primeiros discípulos do Senhor e descobrirá uma igreja cheia de comunhão e relacionamento.

      A pouco tempo atrás realizei uma pesquisa com os nossos líderes de ministério onde perguntei a eles quais eram as principais características da IEVC. Uma das principais caracaterísticas apontadas pelos nossos líderes foi que a IEVC é uma igreja FAMÍLIA. Esta resposta além de ter me deixado muito feliz, simplesmente reflete o nosso estilo de vida como uma comunidade formada por seguidores do Senhor Jesus.

      Basta olhar ao nosso redor para perceber a comunhão expressa pelo relacionamento entre nós. Recordemos as mais recentes vezes em que estivemos reunidos: Neste mês de fevereiro tivemos o acampamento em Salesópolis, a confraternização dos homens e a festa dos adolescentes.
      Pr. Marcelo Rodrigues... mas postado por Rebeca.

      Excluir
  5. Respostas
    1. É muito triste ver tantas doutrinas de homens usando o nome do Senhor Jesus Cristo para selarem esses fardos que colocam nos outros como os fariseus faziam. Fazer doutrinas por falta de entendimento da Palavra de Deus, gera escravos, o Senhor Jesus disse que o jugo dele é suave e o fardo dele é leve.
      Olhando para as várias igrejas evangélicas dá para ter uma idéia de quão longe estão da verdadeira doutrina de Cristo, da pura Palavra de Deus, elas se dizem unidas mas na verdade, uma não aceita a outra porque suas doutrinas divergem umas das outras, uma não aceita o batismo da outra e por aí vai, não possuem a UNIDADE do Espírito Santo, e a Palavra de Deus diz que Deus não é Deus de confusão, seu Espírito não engana ninguém, e analisando isso dá para perceber que algo está muito errado...cada uma diz que a sua é que é a certa, e os pobres frequentadores desses templos são enganados e iludidos porque não examinam as Escrituras com o coração sincero diante de Deus e não questionam nada que está no pacote-pronto-doutrinário-inquestionável das igrejas que frequentam e muito menos consultam a Deus sobre o que aprendem lá dentro. Por isso saí fora das ditas igrejas evangélicas, a verdade é que jogaram o Senhor Jesus Cristo para fora e fecharam a porta, e ele agora, está chamando suas ovelhas sinceras para fora do engano, dos jugos e doutrinas de homens, das doutrinas malaquianas do engano. Hoje eu, minha família e alguns irmãos nos reunimos na simplicidade de Cristo em nosso lar, assim como era no começo da Igreja, e Deus tem nos revelado maravilhas de sua santa Palavra, e tem nos moldado para sermos vasos de honra para seu uso. Ah se povo buscasse entendimento da Palavra de Deus com coração quebrantado!
      Eis um link sobre estudo do véu e fala também sobre o cabelo, se quiser ler com humildade e sinceridade de coração, talvez Deus possa lhe mostrar verdades espirituais eternas.
      http://www.blues.lord.nom.br/estudos-biblicos-evangelicos-the-lord-church-bible-study/novo-testamento-new-testament/46-carta-1corintios/1co11-uso-do-veu-pelas-mulheres.shtml

      Excluir
    2. Essa dai nao esta querendo sair do pecado ela é liberada ela esta na porta larga conclusao para ela vale tudo, ser crente assim é bom demais fazer a vontade da carne uma falsa profeta de primeira, cuidado irmãos delas ta cheio por ai satanas adora mulher assim do coraçao dela so sai carniça diabolica

      Excluir
    3. quando o senhor fala q nao podemos seguir falsa doutrina ele quer dizer as do antigo testamento cm sacríficos de animais sangue tipo essas

      Excluir
    4. Tem doutrinas e costumes, tem conselhos de Paulo como cristao, tem doutrinas do velho testamento mas agora aqui no Brasil devemos usar doutrinas do Novo Testamento = Doutrina de Cristo (e aí igrejas antigas e tradicionais, infelizmente nao fazem isso), aqui hoje no Brasil, somos todos cristaos e nao somos israelitas (isso é do velho testamento), maioria dos pastores cobram dizimo baseado no malaquias 3.10 mas nunca falam no capitulo 4 que finaliza esse livro de malaquias pq ai vao se contradizer e os irmaos nao dar o dizimo onde os pastores famosos ficam milionarios e nesse capitulo concluem que essas normas e ordenanças sao para o povo de israel e aqui no Brasil só tem cristao, logo esse livro de malaquias nao se aplica aqui pq ficou no passado (velho testamento), agora temos um novo e eterno sumo-sacerdote JESUS CRISTO, entao tb houve mudança na lei, agora eh lei da liberdade, da graça, de cristo, lei viva e espiritual, difere da antiga que era lei fisica (lei mosaica = lei de moises)

      Excluir
  6. Bia, em primeiro lugar, quero te dizer que não sou neófito, e não comecei estudar a bíblia ontem.Venho a muitos anos estudando a fundo as doutrinas de varias igrejas, tanto as rígidas, quanto as liberais.
    A medida que eu estudava essas doutrinas eu orava intensamente pedindo ao Espirito Santo que iluminasse minha mente para que eu pudesse entender e discernir doutrina de Deus, de homem e do diabo.
    E o Espirito Santo me convenceu do pecado e me deu o perfeito discernimento entre fardo, julgo, costume e doutrina.
    Dai então eu me tornei um pesquisador,divulgador e defensor desses ensinamentos que muitas pessoas como você classifica como julgo, fardo...
    Quanto aos fariseu você leu mas não entendeu:
    Veja o que Jesus disse:"Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los.
    Eu não não estou atando fardos pesados nas pessoas que eu não esteja carregando. O problemas deles era a hipocrisia, que não e meu caso.
    Quanto ao fardo de jesus claro que ele e leve, pois já tem muitos anos que eu o carrego e não estou cansado.
    Quanto a falta de unidade na igreja, isso existe desde o inicio do cristianismo, e uma questão de seitas e heresias e apostasia.
    Quanto ao estudo que você me indicou, me fez lembra das palavras de Paulo que hoje se encaixa em você,"Não sofreriam a sã doutrina e amontoaria para si doutores segundo suas concupiscência".
    Você me indicou um estudo de uma pessoa que apoia suas concupiscência, porque você já não sofre mais a sã doutrina.Um estudo que diz que o versículo 6 do capitulo 11 esta errado não e digno de ser classificado como estudo mas sim uma heresia.
    Quero concluir dizendo:
    Nos não temos esse costume nem as igrejas de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Paz, amado...
    Com todo carinho, quero lhe alertar a respeito de alguns pontos do seu discurso.
    "Você me indicou um estudo de uma pessoa que apoia suas concupiscência, porque você já não sofre mais a sã doutrina."
    Logo após, o irmão citou Paulo: "Nós não temos esse costume nem as igrejas de Deus."
    E lá no começo do texto, o irmão disse que em oração, o Espírito Santo lhe deu discernimento sobre o que é doutrina (divina), o que é costume (humano, cultural).
    O que me impressiona é a imensa contradição na qual o amado entra, ao citar primeiramente como DOUTRINA (mais precisamente, a "sã doutrina") e, logo após, citando as palavras do próprio Paulo, que deixa claro ser um COSTUME.
    Em outro texto que o irmão expôs no blog, sobre as diferenças entre doutrinas e costumes, isso fica muito claro, e infelizmente (para o irmão...rs) vai de encontro ao que vem sendo pregado aqui em outros textos defendidos pelo irmão.
    Eu lhe sugiro que tire o referido texto do blog, e mantenha apenas esses que declaradamente expõe a crença do irmão. Assim, o irmão não entra em contradição, e pode acabar influenciando melhor as pessoas dentro do seu ponto de vista.
    Manter divergências de opiniões entre textos e assinar embaixo de todos mostra uma dificuldade de interpretação que acaba tirando o crédito de suas opiniões, o que infelizmente acaba o desqualificando intelectualmente para um debate tão "complicado" quanto esse, que tem tantos argumentos divergentes. Ainda mais se as opiniões forem expostas com um uso não tão correto do idioma...
    No mais, quero parabenizar pelo blog, dizer que gostei de vários textos que li, e desejar que continue manifestando as suas opiniões e leituras a respeito da palavra de Deus. Elas, no mínimo, fazem muitos parar para pensar e confrontarem suas próprias "teorias".
    Apenas tome cuidado com a coerência das argumentações e com a consistência intelectual do que escreve.
    Sem querer debater o que foi tratado (não me colocando contra a sua visão e nem a favor), eu apenas aconselharia um estudo mais profundo da língua portuguesa, de história e de outros conteúdos ligados à hexegese. Isso com certeza vai lhe ajudar a ter uma visão mais clara de tudo o que lê e expõe nos textos, inclusive ajudando-o na argumentação e numa melhor escrita das refutação que faz nos comentários.
    Um abraço e a paz do Senhor

    ResponderExcluir
  9. Corrigindo:
    "...numa melhor escrita das refutações..."

    ResponderExcluir
  10. Essa bia da para ver que esta com o demônio puro no corpo
    não gosta de dar dizimo para casa de Deus, satanas nunca gostou de dar dizimo porque o Senhor repreende ele
    o devorador pelo fruto vc conhece a arvore essa bia ta cheia de pomba gira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o dizimo era para sustento da casa Deus e para comprar mantimentos para a viuvas e outras familias..hoje esta sendo usada para outros fins...bem o dizimo para mim é devolução oque éfeito se for para não ser para obra vira maldição

      Excluir
    2. É horrivel a maneira que você fala e é a Bia que ta com demonio?

      Excluir
    3. verdade anonimo »da hora, 12:15«..
      e concordo plenamente com a Bia.

      Excluir
  11. Vigia irmão falou tão bonito mas não reparou do tomara que caia que sua esposa ta usando vigia irmão olha o escandolo

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria de saber se posso relaxar a raiz sem alisar pra soltar os cachos.

    ResponderExcluir
  13. TU VAI RELAXAR OS CACHOS NO INFERNO DESSE JEITO RAPAZ! E TENTE TOMAR JEITO DE HOMEM!

    ResponderExcluir
  14. Gente precisamos ler mais a bíblia, e não ir pelo que as pessoas falam. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.entrai pela porta estreita; porque larga é a porta,e espaçoso é o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela ;e porque estreita é a porta ,e apertado o caminho que conduz à vida e poucos são os que a encontram.

    ResponderExcluir
  15. eu não sei onde acharam o versiculo que a mulher não pode cortar o cabelo , procurei em varias traduçoes,e só encontrei que mulher ter cabelo crescido lhe honroso,temos que tomar muito cuidado para não fazermos de um versiculo isolado uma "doutrina"que nos convem,quero deixar bem claro amo os bom custumes , mas doutrina temos que mostrar pelo menos em 4 livros da biblia para se complementar ai sim se pode se considerar uma doutrina ,poderia falar varios ex . aqui mas meu objetivo é falar (doutrina biblica temos que pregar no mundo inteiro, e usos e costumes não, dependendo do lugar temos que respeitar isso se chama sabedoria,ex.. na africa algumas mulheres o cabelo não cresce...sera que DEUS faz então acepção de pessoas eu creio que não.)na escócia o homen usa roupas que para nós chamamos de saia ,se eu não conhecer o custume la eles me prendem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para anônimo de 12 de janeiro de 2013 11:12:

      Se algo para ser recebido como doutrina deve apoiar-se em pelo menos 4 livros da Bíblia, como fica o batismo trinitário, que consta em apenas um verso (Mt. 28.19) dos 31.173 versículos? Sem contar várias passagens das Escrituras que são mencionadas uma única vez na Bíblia. Devem ser descartadas? Tal argumento é combatido até mesmo por pastores das Assembleias de Deus. De onde o nobre e ilustre irmão aprendeu isso?

      Na paz do Senhor Jesus.

      Excluir
    2. Falou tudo .... nos tempos dos apostolos cmo era a vida o costumes ? Jesus cuspiu nochao porque nem iso era permitido no sabado...povo quer impor costumes e pior distorsidos

      Excluir
  16. Prezados, sou autor de um livro apologético com respeito ao uso do véu na igreja. Além da Bíblia Sagrada,uso das próprias literaturas das Assembleias de Deus para comprovar que o uso do véu é uma das doutrinas da Bíblia. Meu livro possui farta referência bibliográfica (acadêmica). Melhor ainda, está disponível gratuitamente a todos que desejarem, tal opúsculo intitula-se A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU. Em tal artigo, o texto acima é refutado de forma sólida, embasada, além de manifestar a prova documental da arqueologia, refutando as várias falácias, erísticas. Cristianismo não é teoria, mas prática.

    Para pedidos, enviarei GRATUITAMENTE pelo e-mail: sakaledah@yahoo.com.br

    Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  17. para o nobre irmaõ DANIEL KAUPHAN ,quando falei que temos que mostrar pelo menos em 4 livros .talvez o irmão não entendeu ,mas mostrar no versiculo que o irmaõ citou (mat 28vers19 ) ali esta falando da autorida dos tres, da unidade dos tres e que a biblia fala dos tres vai ai alguns versiculos para provar o que eu quis dizer(c) As pessoas da Trindade são mostradas claramente na Bíblia no batismo de Jesus (Mt 3.16,17), na fórmula batismal (Mt 28.19 no nome de, e não, nos nomes de), na benção dos apóstolos (II Co 13.13) e em muitas outras passagens:

    • Sl 33.6 – O Pai decreta, o Filho, a Palavra, executa e o Espírito dinamiza o processo.
    • Is 48.13,16 – O criador dos céus e da Terra (aqui é o Filho) diz que o Senhor Jeová (o Pai) enviou-lhe o seu Espírito.
    • Jo 20.22 – o Pai enviou o Filho, que soprou o Espírito Santo.
    • Ef 4.4-6: sobre todos(o Pai), por todos (o Filho) e em todos (o Espírito Santo).
    • Ef 2.18: por Ele (o Filho) temos acesso ao Pai, pelo Espírito.
    • Ef 5.18-20: enchei-vos do Espírito salmodiando ao Senhor (o Filho) e dando graças ao Pai.
    • I Co 12.4-6: o mesmo Espírito, o mesmo Senhor (o Filho) e o mesmo Deus (o Pai).
    • I Pe 1.2: a presciência de Deus (o Pai), a santificação do Espírito e o sangue de Jesus (o Filho).
    • Jo 14.26: o Consolador (o Espírito Santo) enviado pelo Pai em nome de Jesus (o Filho).
    • Jo 15.26: o Consolador (o Espírito Santo), procede do Pai e testifica do Filho.
    • Jd 20,21: a oração no Espírito Santo, a caridade de Deus (o Pai) e a misericórdia de Jesus (o Filho).
    texto fora do contexto vira pretexto fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo ao anônimo de 16 janeiro de 2013 04:34:

      Filho, eu disse "BATISMO TRINITÁRIO". Todas as demais referências apontadas pelo nobre interlocutor não se refere a "BATISMO" em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo...

      Sou trinitariano, querido, a questão é onde em toda a Bíblia há outro versículo que ordene que se batize EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO?

      Entendeu? O "BATISMO" trinitário consta apenas em "1" versículo da Bíblia (Mt. 28.19). Volto a repetir:

      Quantas vezes há na Bíblia que se deve "batizar" EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO? Tal mandato não ocorre apenas uma (1) vez? Deixa de ser doutrina? Viu como seu argumento não procede?

      O pastor Ciro Sanches Zibordi, poderá te explicar melhor, confira:http://cirozibordi.blogspot.com.br/2008/08/verdades-mencionadas-s-uma-vez-na-bblia.html

      Deus o abençoe.


      Excluir
  18. irmão (daniel kautphan)o irmão ainda não intendendo o que estou tento passar, a questão é em se formar uma doutrina o versiculo na qual ,o querido irmão mostrou (quando uma pessoa confessa a sua fé na ora de se batizar éla tem que acreditar no PAI no filho e no ESPIRITO SANTO)dai se pode formar uma doutrina na qual o significado do versiculo é isso podendo assim aceitar como doutrina porque se complementa a doutrina ,portanto estamos falando de um versiculo que se encontra em corintios (sobre cortar o cabelo)que até mesmo ali fala que é um ((((costume))).16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou insistir na pergunta, o nobre interlocutor entendeu muito bem e está fugindo da resposta. "Depois" de acreditar (fé) no Pai, no Filho e no Espírito Santo, então a devida pessoa se BATIZA usando a fórmula BATISMAL TRINITARIANA (MT 28.19). Em que lugar da Bíblia, além de Mateus 28.19, se fala de BATISMO TRINITÁRIO? Não precisa fazer ginástica em seus argumentos para fugir de uma resposta tão simples.

      A devida passagem de 1ªCoríntios está tratando do "DESUSO" do véu - um costume em Corínto - por parte da mulher cristã, coisa que AS IGREJAS de Deus não tem o devido hábito. Examine direito, o termo "contencioso" indica a posição dos que não aceitavam tal regra doutrinária, sob as mais variadas desculpas, eram os que contendiam contra tal mandamento:

      “O véu cobria a cabeça, e não o rosto. Era, ao mesmo tempo, símbolo da subordinação da mulher ao homem e do respeito que a mulher merece. As mulheres cristãs de Corinto, no entanto, mui naturalmente estavam seguindo os costumes das mulheres gregas, as quais conservavam a cabeça descoberta quando adoravam. Por conseguinte, Paulo assevera que é vergonhoso uma mulher cristã orar ou profetizar na igreja com a cabeça sem véu. Por outro lado, Paulo se manifesta contrariamente à prática dos homens judeus e romanos, os quais oravam com a cabeça coberta, e ordena que os varões crentes orem e profetizem de cabeça descoberta, como sinal da autoridade de que estão investidos.” (H. Gundry, Robert. Panorama do Novo Testamento, pág. 314. 2ª edição, 1998. São Paulo, Brasil. Vida Nova).

      O que é confirmado pela Assembleia de Deus:

      “Descoberta
      Akatakaluptos, ( “descoberto” (fornecido de a, elemento de negação, e katakaluptõ, “cobrir”), é usado em I Cor. 11.5,13 (“descoberta”), com referência a injunção proibindo as mulheres estarem sem “véu” ou “descobertas” nas reuniões da igreja. ¶Pouco importando que tipo de cobertura seja, deve estar na cabeça como “sinal de poderio” (I Cor. 11.10), e cujo significado é indicado em 1 Cor. 11.3 no assunto de supremacia, e cujas razões são dadas em 1 Cor. 11.7,9 e na frase “por causa dos anjos” (1 Cor. 11.10), indicando o testemunho e interesse deles naquilo que indica a supremacia de Cristo. As injunções não eram nem judaicas, que exigiam que os homens cobrissem a cabeça na oração, nem gregas, pelas quais homens e mulheres ficavam igualmente com a cabeça “descoberta”. As instruções do apóstolo Paulo eram “mandamentos do Senhor” (1 Cor. 14.37) e eram para todas as igrejas ( 1 Cor. 14.33,34).” (Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, pág. 547. 2ª Edição, 2003. Rio de Janeiro, Brasil. CPAD).

      O irmão sabe o que é INJUNÇÃO? Resp. MAN-DA-MEN-TO!

      Excluir
  19. Portanto, a Escritura proíbe à mulher cristã de estar descoberta quando ora e/ou profetiza na reunião de adoração. O costume entre os gregos, era de a mulher estar descoberta - o mesmo costume no Brasil - que Paulo, pelo Espírito, proíbe que esse costume pagão grego, romano e judaico, esteja presente na reunião de adoração. Usar o véu na igreja é MANDAMENTO DO SENHOR, conforme atestado pelo Dicionário aprovado pela CPAD. Não pára por ai, tem mais:

    “De igual modo, poucas igrejas protestantes observam o mandamento para as mulheres usarem véu quando oram (1Cor 11.5)”.
    (A. VIRKLER, HENRY. Hermenêutica Avançada - Princípios e Processos de
    Interpretação das Escrituras, pág. 172. 10ª reimpressão, junho de 2001. São Paulo, Brasil. Vida).

    Sobre o termo contencioso:

    Claríssimo como cristal: “No versículo 16, Paulo repreende ao homem que declara que “nem a minha mulher, nem a minha filha jamais cobrirão a sua cabeça”. Se alguém quiser ser contencioso, disse Paulo, saiba que as igrejas verdadeiras de Deus não temos tal costume de ser contenciosos quanto a esta prática. Nem as igrejas judaicas, nem a dos gentios tinham tal costume de ser contenciosas quanto ao véu.” (KAUFFMAN, DANIEL – Doutrinas da Bíblia, pág. 327. 1ª Impressão em português, 2010. Boituva – SP, Brasil. Literatura Monte Sião do Brasil).

    Tem mais: “O versículo 15 necessita ser interpretado com inteligência. Não podemos entender que Paulo no versículo 15 desfaça a instrução que dera no versículo 6, pois isso seria absurdo. Precisamos ver outro sentido nas suas palavras, que não inutilize o ensino principal do trecho: que “a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça.” (S.E. McNair. A Bíblia Explicada, 8ª Edição 1992, pág. 420, CPAD. Rio de Janeiro, Brasil).

    ResponderExcluir
  20. querido estamos falando de doutrina, no mesmo livro de corintios cap.14 vers 35 fala pra mulher ficar calada dentro da igreja ( vc ja pensou se eu fizer uma doutrina em cima deste versiculo) o que seria das mulhers na igreja .....agora sobre o estudo que o irmão passou gostaria que o imaõ lesse este que vou colocar tambem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a 1Cor 14.35, examine que "igreja" (referindo a Corinto) está no singular, mas no verso 33,34 que é anterior, é mandamento que se estende para "todas as igrejas dos santos" (geral), examine a lei do contexto e verá que no verso seguinte (37) o apóstolo afirma que é MANDAMENTO DO SENHOR, se o nobre interlocutor ignorar isto, diz o verso 38: "Será ignorado"!

      Querido, se a Palavra de Deus diz ser MANDAMENTO, quem sou eu para questionar o meu Deus e Senhor! Não é papel da igreja questionar mandamentos de Cristo, mas tão somente obedecer, não desejo seguir o caminho de Alexandre, o latoeiro, que muito resistiu às palavras inspiradas do apóstolo.

      O mandamento de a mulher estar calada nas igrejas, está em: 1Coríntios 14.33,34,35; 1Timóteo 2.11,12.

      A igreja que ignora isto, segundo estudos Batistas, aceitam heresia, um desvio dos claros ensinos da Palavra de Deus.

      Excluir
  21. Gostaria de fazer alguns breves comentários, em prol da liberdade cristã, sobre o corte de cabelo para mulheres.

    Primeiramente, analisemos dois textos das Sagradas Escrituras:

    1. Números 6:1,2,5 E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR...Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça .

    Em primeiro lugar, notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: Falou o Senhor a Moisés . Seja o que for que o texto apresente, agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE. Portanto:

    a) O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;
    b) O voto se estendia tanto a homens com a mulheres;
    c) Uma das exigências era o não passar navalha sobre a cabeça.

    Agora perguntamos: se as mulheres não cortavam e nem mesmo aparavam o cabelo (pois tal ato era e é pecado), como alegam certas pessoas, como Deus instituiria um voto onde ele permitisse a prática de um pecado? É o mesmo que dizer que Deus poderia ter instituído um voto no qual a pessoa poderia adulterar, mentir, roubar ou qualquer outro tipo de pecado.

    Além do mais, que sentido teria tal voto para uma mulher, se a mesma já cumprisse a ordem sobre a sua cabeça não passará navalha ? Seriam todas as mulheres, de todas as épocas, praticantes do voto do nazireado?

    2. 1 Coríntios 11: - Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu .

    O texto acima é muito usado, sem contexto e sem permissão, para corroborar a doutrina de que o corte de cabelo é pecado para mulheres cristãs, passível até mesmo de perda de salvação quando praticado:

    Algumas poucas considerações devem ser tomadas do texto acima:

    a) O texto diz de desonra e honra, e não de pecado. O que é desonra para o homem não o é para a mulher; o que é honra para o homem não o é para a mulher. Mais uma vez recorremos a Números 6. Se honra aqui, é sinônimo de pecado, como dizem os advogados do cabelo, como Deus mandaria algum homem praticar tal pecado? O texto é claro: cabelo crescido é desonra para homem. Se ter o cabelo crescido é pecado para o homem, como pode o Espírito de Deus ter se apartado de Sansão justamente quando ele deixou de praticar tal pecado? Mais uma vez vemos a incoerência de tais afirmações. Como disse o nosso Senhor: Errais por não conhecer as Escrituras... .

    b) Como dito no item anterior, o texto fala de desonra e não pecado. Gostaríamos e estamos esperando até hoje que os defensores da abstinência de corte de cabelo apresentassem a prova histórica-exegética-gramatical para entendermos o termo dessa forma.

    c) Da mesma forma, esperamos que seja provado que crescido significa sem corte ou aparo nenhum, e não simplesmente comprido. Não é de estranhar que tais pessoas recorram à novas visões, revelações e sonhos para provar tal fato (violando, sem temor, o mandamento expresso de não se acrescentar nada às Escrituras no desfecho do livro de Apocalipse; e ignorando a maldição a ser lançada sobre os tais que pratiquem o mesmo. Veja Apocalipse 22:18). Concordamos estritamente com a tradução Nova Versão Internacional quando cita assim tal versículo: própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? . A base de nossa concordância com tal tradução não é tendenciosa, mas simplesmente pelo fato de ser uma tradução mais fiel aos originais, e que livra de erros de interpretação tais como o citado neste artigo. Convido o leitor a pesquisar qualquer léxico grego e comprovar este fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- SANSÃO ESTAVA SOB O VOTO DO NAZIREADO POIS UMA DAS ORDENANÇAS DESSE VOTO E QUE NÃO SE PODERIA CORTA O CABELO.E LEMBRE-SE ISTO ESTA NO VELHO TESTAMENTO.A QUESTÃO DO VEU ESPIRITUAL QUE E O CABELO E NO NOVO TESTAMENTO. A BIBLIA MANDA NOS HORAMOS A DEUS. SE DESOBEDECERMOS OS MANDAMENTOS DIVINOS ESTAMOS PECANDO.ENTÃO SE VC DESONRA A DEUS, VOCE PECA CONTRA DEUS.ENTÃO NO VELHO TESTAMENTO O CABELO CRESCIDO FAZIA PARTE DE UM VOTO.O DO NAZIREADO. NO NOVO E UMA ORDENANÇA DIVINA QUE O HOMEM NÃO TENHA O CABELO CRESCIDO.NO VELHO PODERIA SE TER VARIAS MULHERES.NO NOVO ESTA ESCRITO O HOMEM SEJA MARIDO DE UMA MULHER.E ASSIM POR DIANTE.(EO QUE E PECADO SENÃO A DESOBEDIENCIA A PALAVRA DE DEUS.

      2-NÃO PRECISAMOS prova histórica-exegética-gramatical para entendermos o termo dessa forma.
      A BIBLIA DIZ QUE QUEM NOS ENSINARA TODAS AS COISAS E NOS GUIARA EM TODA VERDADE E O ESPIRITO SANTO.
      AFINAL AS COISAS ESPIRITUAIS SÃO DICERNIDAS ESPIRITUALMENTE.E O HOMEM NATURAL NÃO AS COMPREENDE POIS LHE PARECEM LOUCURA.
      ENTÃO PREFIRO FICAR COM AS ESCRITURAS QUE DIZEM E DESONRA PARA O HOMEM TER O CABELO CRESCIDO,MAS PARA MULHER TER O CABELO CRESCIDO LHE É HONROSO,POIS O CABELO LHE FOI DADO EM LUGAR DE VÉU.

      Excluir
  22. E para terminar, gostaria de enumerar algumas implicações desta doutrina :

    a) Salvação exclusiva Como é do conhecimento de todos, uma das características principais e singulares de uma seita é a apregoação de uma salvação somente e unicamente em seus arraiais. Vide Congregação Cristã; Testemunhas de Jeová; Catolicismo Romano, etc. Contudo, sem perceber, os defensores do cabelo afirmam categoricamente que as mulheres de todas as outras denomimações que não praticam tal costume (ou seja, quase 99% das existentes no mundo) irão para o inferno, pois praticam freqüentemente e sem arrependimento tão vil pecado.

    b) Salvação Moderna Outra triste implicação (espante-se!!!) de tal ensino é que não houve absolutamente nenhuma mulher salva antes de 1910. Estarrecido com tal afirmação? Pois bem (sem querer levantar acusações contra denominações ou pessoas, mas sim contra doutrinas ), é do conhecimento de qualquer leitor da história eclesiástica do Brasil que a abstinência do corte de cabelo começou a ser anunciada em território tupiniquim a partir de aproximadamente 1910, com o início da Assembléia de Deus e da Congregação Cristã.

    Todos os irmãos da Assembléia louvam os Heróis da Fé contidos no livro que leva tal título, publicado pela própria CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). Será que tais pessoas não enxergam que as inferências inegáveis da sua crença é de que todas as esposas, filhas e membros de sexo feminino de tais homens de Deus, ou seja, sob os cuidados pastorais dos mesmos,foram para o inferno por negligência deles? Será que eles não percebem que Moody, que é dito ter ganho 1 milhão de almas para Cristo, perdeu todas as que eram do sexo feminino, inclusive sua esposa e filhas, porque esqueceu de pregar sobre o terrível pecado do corte de cabelo? Quem se atreverá continuar chamando Spurgeon de O Príncipe dos Pregadores , se ele nunca pregou sobre tal pecado? O que adiantou o sermão Pecadores nas Mãos de um Deus Irado de Jonathan Edwards, se ele não advertiu as mulheres ouvintes do triste fim daquelas que cortarem ou apararem os seus cabelos? E assim por diante....Veja, leitor, as tristes implicações que poderiam ser multiplicadas aqui.

    Tal evangelho, que esperou aproximadamente 1910 para ter a primeira discípula genuína do mesmo, não é o evangelho que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê .

    c) Legalismo e não liberdade cristã Muitos procuram em vão os motivos da frieza espiritual do povo evangélico. Embora, com certeza, haja muitas razões, umas delas é evidente: o farisaísmo existe nas igrejas. Em muitas igrejas não se prega mais o arrependimento, a confissão dos pecados diante de Deus e a fé inamovível no Cristo vivo. Ao invés disso é apresentada uma lista de pré-requisitos para ser contado como membro de certa comunidade. O uso de alguns chavões (glória a Deus, Aleluia, Sangue de Jesus tem poder), roupas diferentes, cabelo sem corte e shazam : sou crente, salvo em Cristo. O resultado de todo este legalismo é a produção em massa de prosélitos e não discípulos, de fariseus e não adoradores, de sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia . Ao invés de se proclamar a liberdade conquistada por Cristo para o Seu povo, é anunciado um conjunto de tradições, de costumes, de práticas farisaícas modernas para se adquirir o favor divino. Quanta presunção! Quanto desprezo pelo sacrifício de Cristo! Pregam uma salvação baseada nas obras, o que é condenado veementemente pela Bíblia (Efésios 2:8 e outros). Tudo aquilo que Jesus condenou nos fariseus, tem ressuscitado nos nossos dias. Precavemo-nos de tal fermento.



    Diante de tudo isso, só podemos concluir juntamente com o grande apóstolo: As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo , mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne (Colossenses 2:230

    ResponderExcluir
  23. corrigindo colossense cap.2 vers.23 querido irmão a intenção não é ficar debatendo .FIZ-ME ACASO VOSSO INIMIGO,DIZENDO A VERDADE(GL4.16).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado... Você falou, falou, e terminou não respondendo a pergunta que lhe fiz, apenas enrolou desviando do foco em que foi questionado, simplesmente para não dar uma resposta para lá de simples: Em lugar algum das Escrituras consta outro versículo que menciona o BATISMO TRINITÁRIO! Devemos desmerecê-lo por isto? - Absolutamente não.

      Puxa vida! Você foi para bem longe da minha pergunta, hein?

      Perdeu tempo em ficar apontando mandamentos da Lei de Moisés... Não sabia que a Lei foi abolida por Cristo? E as leis que regem os votos de nazireado, o que tem a ver com mandamentos da Nova Aliança? Vai guardar o sábado também? Aliás, os 613 mandamentos estão de pé e são válidos para a igreja? Querido... Estou falando de mandamentos pautados nos ensinos dos apóstolos, não sou advogado dos judaizantes, mas da Sã doutrina. Quanto aos demais escritos, está apenas jogando palavras ao vento, sem nexo.

      Ninguém aqui está tratando de doutrina "soteriológica", mas das doutrinas da igreja, comumente chamada de "eclesiologia", coisa que o nobre palestrante parece confundir uma coisa com outra. Curioso, que até questionou o ensino de inspirado de Paulo para "TODAS AS IGREJAS". Coisa que sua própria igreja diz ser DOUTRINA um ensino GERAL.

      Quanto a salvação exclusiva, esqueceu de apresentar provas documentais para embasar seu argumento, mas... Veja esta a respeito das Assembleias de Deus:

      “Seu discurso é o único verdadeiro52.” (Alencar, Gedeon – Assembleia de Deus – Origem, Implantação e Militância (1911-1946); pág. 49. Arte Editorial, 1ª Edição: julho/2010 – São Paulo, SP – Brasil).

      Na mesma página, em nota de rodapé, o número “52” sobrescrito na palavra “verdadeiro,” explica-se:

      “ 52 O nome do primeiro jornal é ”Voz da Verdade”, o seguinte “Boa Semente”, nada mais sintomático. Aliás, há seguidos “testemunhos” de ex-batistas, ex-presbiterianos, ex-adventistas, agora pentecostais, admitindo, enfim, terem encontrado a “verdade completa”. “

      Ao veicular esse tipo de mensagens em seus jornais, os assembleianos incutiam com isso - segundo Gedeon - que as demais igrejas “protestantes e evangélicas” propagavam uma mensagem ‘INCOMPLETA, FALSA’! Não seria isto o que V. Senhoria chama de... CARÁTER EXCLUSIVISTA?

      Antes de os dois fundadores dessa denominação chegar ao Brasil em 1910, as igrejas evangélicas e protestantes que haviam no Brasil propagavam uma "mensagem incompleta"!!!

      Antes de o nobre palestrante ficar apontando igreja A ou B, procure enxergar a trave presente onde congrega. Estou aqui para argumentar o assunto que eu te questionei, mas o nobre palestrante está levando para o outro lado... Está lhe faltando argumentos? Se eu for apontar coisas da sua igreja e/ou heresia... Nós vamos longe e fugiríamos do assunto iniciado, e é isto que está procurando.

      Excluir
    2. O nobre e ilustre interlocutor está usando Colossenses 2.23, de forma equivocada, contraditória. Nem mesmo Paulo, que escreveu tal texto, aprovaria tal texto para amparar seus escritos como amparada em Colossenses 2.23. Será que contrariar a Palavra de Deus ( 1Cor 14.33,34,35; 1Timóteo 2.11,12) é estar em comunhão com a VERDADE escrita por Paulo?

      Não, prezado "ANÔNIMO", você está na contramão da verdade ensinada pelo apóstolo. Dizer a verdade é aceitar e defender o que ele escreveu, isso inclui o mandamento proibitivo de a mulher ensinar na igreja e usar de autoridade sobre o marido, o que passa disso é subtrair ou acrescentar algo aos mandamentos da Palavra de Deus.

      Quanto a esta verdade, digo-lhe que estou mais amparado em Colossenses 2.23, do que o nobre palestrante.

      Sabe porque é vedada à mulher pregar "NA IGREJA"?

      No ajuntamento cristão, o homem e a mulher exercem funções diferentes:

      1) O homem exerce a função de CABEÇA (autoridade) da mulher (1Cor 11.3);

      2) A mulher exerce a função de glória do homem (1Cor 11.7);

      Resposta 1 - Representando ela a autoridade do homem, se ela pregar na igreja é estar a autoridade do homem agindo na igreja!

      Resposta 2 - Representando ela a glória do homem, se ela pregar é a glória do homem se manifestando na pregação.

      Agora, veja a função exercida pelo homem:

      1) Cristo é a cabeça (autoridade) do homem (1Cor 11.3);

      2) O homem exerce a função de "glória de Deus" (1Cor 11.7).

      Resposta 1 - Pelo fato de o homem pregar na igreja, ele está manifestando a autoridade de Cristo com que está revestido.

      Resposta 2 - Pelo fato de o homem exercer a função de glória de Deus (1Cor 11.7) ao pregar na igreja, é a glória de Deus que se faz presente na reunião de adoração!

      É por isto que a Escritura proíbe à mulher pregar/ensinar na igreja. Ela estará manifestando a autoridade e glória do homem (função que ela representa) na adoração. Veja como há uma analogia com o restante da Escritura! A Cristo toda autoridade, a Deus toda a Glória!

      Estas coisas profundas, o homem natural não pode compreender, e vive a discutir ensinos inspirados que não sabe nem compreende, estando debalde inchado na carnal compreensão.


      Excluir
  24. Gostaria que o tal "anônimo" se apresentasse. Desejo conhecer o nome do grupo religioso que frequenta, se na Assembleia de Deus, na Batista, etc. Por favor, venha à luz! Não creio que precisa se esconder atrás do "anonimato".

    Não precisamos, como "TAMAR", colocar uma cobertura sobre a face para esconder nossa identidade, com o rosto descoberto refletimos a glória de Cristo, portanto, manifeste-se.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  25. querido irmão (romario) teu verdadeiro nome.daniel kauphan nome artistico , quero deixar bem claro como no meu primeiro comentario ,naõ sou contra os bons costumes ,mas o irmão ta querendo que eu mostre onde na biblia tem mais versiculo de mat 28 vers.19 não vamos encontrar ....mas o significado ja´provei isso antes ,mais uma vez vou mostrar o que significa para fazermos uma droutina(Batismo em nome da Trindade

    Jesus deixou o padrão de como devemos batizar (Mt 28:19). Esta é a forma bíblica pela qual devemos ministrar o batismo. Não se deve batizar em nome de Jesus, como alguns fazem, e sim no nome das três pessoas da Trindade. As declarações batismais do livro de Atos (At 2:38/8:16/10:48/19:5) não são fórmulas de batismo, mesmo porque são diferentes entre si. Citavam isoladamente o nome de Jesus para dizer que era o batismo cristão (de Cristo) e não o batismo judeu de prosélitos, de João Batista (At 19:3), de Paulo (1Co 1:15) ou de qualquer outro. Devemos batizar sob a ordenança de Jesus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.)querido romario não estou querendo ofender a igreja nenhuma, mas me mostra na biblia querido que é pecado a mulher cortar o cabelo ( simples só quero isso que o irmaõ mostre na biblia se não for pedi demais ,tambem o tamanho certo ou seja em ctms)agora convido a todos até mesmo o irmão ver um video na qual vou deixar o link aqui é só clicar em cima dele((http://youtu.be/egg8orr72ek))no youtube depois tirem sua duvidas ,mas romario não se esqueça de me mostrar em aguardo ,e por favor assista .

    ResponderExcluir
  26. Estou examinando as falácias do pastor televangelista, assim como o do nobre palestrante. Já digitei boa parte de meus argumentos refutatórios, assim que terminar, postarei. Vou mostrar, dois extremos - como o argumento do dito pastor carece de fundamento. O dito pastor disse (no vídeo) que andou examinando livros de conhecedores de grego sobre o assunto, o que o Pr. Silas não disse foi que fez um desafio ao Dr. Fabiano na Rádio 93 Fm, do Rio, e deixou de comparecer ao debate, cujo assunto era o uso do véu. Quem iria fazer apologia ao uso do véu na igreja, nada mais era do que um professor de Hebraico, Grego e Aramaico, Dr. Fabiano Antônio Ferreira, cuja igreja dele também usa o véu. O pastor televangelista, por certo passou saber do perfil (bagagem) de Dr. Fabiano, um erudito da área teológica, apologética e pesquisador incansável dos manuscritos, grego, Hebraico, peshita, targum, etc. Resultado, o pastor do vídeo que o ilustre irmão apontou, nem lá pisou.

    Confira isso aquí, onde o Dr. Fabiano testifica isso: http://www.apoiort.com/wp/uma-primeira-palavra-acerca-da-defesa-da-contemporaneidade-do-uso-do-veu/

    Depois de eu postar meus argumentos BÍBLICOS, vou fazer um vídeo, refutando todas essas falácias que apontou, INCLUSIVE o do pastor Silas. Aguarde.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  27. DO USO DO VÉU:

    Prezado e ilustre “anônimo”, creio que o mesmo seja membro da igreja Assembleia de Deus. Portanto, vou argumentar – documentalmente - segundo os livros publicados pela sua própria igreja. Não lhe perguntei sobre “significado” da doutrina trinitariana, mas a contradição em seu argumento de que um ensino para ser aceito depende da existência do mesmo em outras partes das Escrituras. Até que enfim respondeu “não vamos encontrar”. Mesmo assim o nobre palestrante disse que é um DEVER cristão o batismo trinitário: “Devemos batizar sob a ordenança de Jesus” (...). Então, o argumento apresentado por V. Senhoria (e do pastor televangelista) torna-se inválido frente à autoridade da Palavra de Deus. Não defendo mandamentos da lei que não estejam pautados nos ensinos dos apóstolos, seria legalismo conforme citado pelo pastor do vídeo apontado. Não obstante, se o ato de OBEDIÊNCIA ao que o apóstolo ensinou à igreja pela autoridade do Espírito Santo é ser ‘legalista’(?), então tanto quem obedece quanto quem ensinou também o é. O apóstolo Paulo, na visão do pastor televangelista, é um tremendo legalista. Ao associar as ‘prostitutas cultuais’(?) com o uso do véu, parece que o pastor televangelista andou lendo um ‘manual de orientação’ escrito por pastores assembleianos para se orientar, veja o conteúdo do mesmo:
    “O motivo maior que levou o apóstolo Paulo a escrever a metade do capítulo onze da carta de I Coríntios, foi para proteger as irmãs de Corinto que tinham cabelos curtos de serem confundidas com as prostitutas cultuais. É este o único motivo de Paulo pedir que as irmãs usassem véu” (Amaral, José. A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a Verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, pág. 35, 4ª Edição, 2001 – Goiânia).
    Tal livro foge da idéia proposta, o de apresentar ‘toda a verdade sobre a CCB’(?), tal livro está repleto de vários erros de grafia, exegese, hermenêutica e contradições inúmeras! Na página 4 do mesmo livro acima, é dito “que este livro sirva a todos como um manual de orientação” (...). Verdade, um manual de orientação, mas para nos servir de exemplo em COMO NÃO SE DEVE ESCREVER UM LIVRO!
    Ora, motivo é sinônimo de “CAUSA”, o que diz a Bíblia?
    “Portanto, deve a mulher, por “causa dos anjos”, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.” (1Cor 11.10. ARA). – As aspas são minhas.
    Eu duvido que na Bíblia deles esteja escrito:
    “Portanto, deve a mulher, POR CAUSA DAS PROSTITUTAS, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.” (Argumento dos falsos profetas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós, os que cremos neste mandamento da Palavra de Deus, não temos o “costume” de confundir anjos com ‘prostitutas’(?), o que é uma o-fen-sa à Palavra de Deus a aos anjos! Quem detém autoridade de ensino normativo para o povo, tais pastores com falsos ensinos, ou a Palavra de Deus?

      Sabia que sua igreja está preocupada com a péssima qualidade teológica que seus membros estão ouvindo e que passam adiante, enfraquecendo a pura convicção à Palavra de Deus como autoridade suprema, sendo substituída por teologias deturpadas e falsas revelações acerca da verdade? Receba o conselho da sua própria igreja, amigo:

      “E por que essas convicções se tornaram tão frágeis? Porque nossos crentes – e até alguns líderes – se acostumaram a escutar e a reproduzir tudo o que lhes chega aos ouvidos como Palavra de Deus sem confrontar o que estão ouvindo com o texto sagrado. Assim, a sua fé enfraquece e as nossas igrejas ficam expostas aos movimentos espúrios, às teologias deturpadas e às falsas revelações.” (Manual de Doutrina das Assembleias de Deus no Brasil – Elaborado pelo Conselho de doutrina da CGADB, 4ª Edição 2001, CPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

      Ponha suas próprias idéias de lado, e receba apenas o que a Bíblia te fornece como ensino, e não “enxertar” argumentos contraditórios a Ela:

      “Muitos não recebem nada da Bíblia, porque já se acercam dela com suas próprias ideias, sua própria “teologia”, querendo enxertar tudo isso na revelação divina”. (Gilberto, Antonio - Manual da Escola Dominical – Pela excelência do ensino da Palavra de Deus, pág. 21. 14ª Edição/1995. Rio de Janeiro, Brasil. CPAD).

      Tem mais:

      “Em todas as suas exposições, deve-se prender ao que está escrito, e não tem o direito de atribuir seus pensamentos aos autores”. (Berkhof, Louis - Princípios de Interpretação Bíblica – Pág. 54. 3ª edição, 2008. São Paulo, Brasil. Editora Cultura Cristã).
      Com efeito:
      “A Bíblia é toda a revelação Divina que necessitamos. Tudo o que for revelado sem o apoio das Escrituras é falso.” (Cabral, Elienai. O Pregador Eficaz, pág. 72. Rio de Janeiro, Brasil. CPAD).

      É isto mesmo que fizeram, tiraram os ANJOS como a causa do uso do véu (1Cor 11.10) e pela própria “teologia” discursiva, espuriosamente “enxertaram” as PROSTITUTAS na revelação divina (1Cor 11.10), na Palavra de Deus. Subtraíram algo da Escritura e fizeram acréscimo no devido lugar ensinando ao povo, caindo eles na condenação de Apocalípse 22.18, 19!

      Excluir
    2. Contraditoriamente, o pastor Silas argumentou que um texto para ser aceito como doutrina precisa constar em outras partes das Escrituras, pelo menos, quatro (4) vezes. Quem entrar nesse barco furado terá de negar Mateus 28.19, pois tal versículo é único em toda a Bíblia. Não pára por ai, usando dos mesmos argumentos do devido pastor, prova-se então que o ÓSCULO SANTO é uma das doutrinas da igreja, pois é ordenado em Rm 16.16; 1Cor 16.20; 2Cor 13.12; 1Tess 5.26 e universalmente em 1Pedro 5.14.

      Portanto, pelos argumentos do pastor Silas o Ósculo Santo é uma doutrina pelo fato de constar em cinco (5) livros do Novo Testamento de modo IMPERATIVO! O Verbo grego “aspázomai” está no modo do mandamento. Ele disse precisar de quatro passagens, eu apresentei cinco. Se o irmão negar que o ósculo santo não seja doutrina, entrará numa flagrante contradição com seus próprios argumentos, e tal silogismo estereotipado cairá por terra.

      DO BATISMO:

      O nobre e ilustre interlocutor está dizendo heresia ao NEGAR que o batismo seja feito em nome de Jesus Cristo! Ora, as quatro referências citadas (At 2.38; 8.16; 10.48; 19.5) dizem respeito à autoridade do Senhor Jesus que o pregador invoca no ato do serviço de santo batismo. Ele está apregoando que o batismo da devida pessoa é investida da autoridade de Cristo e, em seguida, profere o nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Quem lhe disse que Atos 2.38 é fórmula batismal? Cremos que é uma expressão da autoridade que deve ser associada à fórmula batismal, afinal, todos os serviços espirituais devem ser feitos em nome de Jesus, cada oração, cada batismo, cada expulsão de demônios, etc.
      Vou deixar que os livros das próprias igrejas Assembleias de Deus responda sobre as quatro referências (At 2.38; 8.16; 10.48; 19.5) citadas pelo irmão:

      “Torna-se muito claro que não existe nenhuma discrepância entre a fórmula de Mateus 28.19 e as expressões sobre a “autoridade” ou “em nome do Senhor Jesus” ou de “Jesus Cristo” nas quatro referências supracitadas. Muitas vezes quando efetuo um batismo emprego tanto a fórmula como a expressão da autoridade, dizendo: “Irmão (...), em nome (ou sob a autoridade) do Senhor Jesus Cristo, eu te batizo em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo”. Com isso todas as partes só poderão ficar satisfeitas, pois assim estamos em plena obediência ao Mestre e seguindo o exemplo que os apóstolos nos deixaram. Tendo plena convicção que aqueles homens de Deus usaram a fórmula determinada em Mateus 28.19.” (Lawrence Olson, N. O Batismo Bíblico e a Trindade, págs. 62,63, CPAD, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

      Excluir
    3. Como se pode ver, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus publicou que os apóstolos não batizavam “em nome de Jesus” SOMENTE (At 2.38; 8.16; 10.48; 19.5), mas usavam juntamente a fórmula batismal (Mt. 28.19), confira:

      “Em resumo, podemos afirmar categoricamente que as passagens mencionadas, de Atos, provam que os apóstolos não batizavam “em nome de Jesus” somente, mas sim obedeciam ao Mestre usando fórmula de Mateus 28.19.” (Lawrence Olson, N. O Batismo Bíblico e a Trindade, pág. 64, CPAD, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

      Assim, no batismo, deve-se associar a expressão da autoridade (Atos 2.38) com a fórmula batismal (Mateus 28.19). Este é o método mais pontual, ensinado no livro da CPAD sobre o Batismo Bíblico, veja no prefácio o que Samuel Nyströn – teólogo assembleiano – falou sobre tal obra publicada pela CPAD:

      “Esperamos que Deus abençoe esta obra, a fim de que sirva para compreensão desta verdade tão importante e para obediência mais pontual à Palavra de Deus.” (Lawrence Olson, N. O Batismo Bíblico e a Trindade, pág.9, CPAD, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

      Nessa direção, além de muitos não obedecerem a esta verdade “MAIS PONTUAL À PALAVRA DE DEUS”, ainda vivem a nos criticar por obedecer. Não seria este o caso do nobre interlocutor?

      SOBRE CORTAR O CABELO FEMININO:

      Prezado, gostaria que o nobre irmão apontasse onde eu disse ser pecado a mulher cortar as pontas do cabelo, apresentando provas documentais, e não acusações feitas por terceiros sem ao menos mostrar um documento oficial da igreja – por escrito – para validar seu apontamento. Digo mais, em 1Cor 11.14, o verbo grego “komaõ” está no modo subjuntivo, “deixar crescer os cabelos”. Ora, a mulher que sempre está a cortar os cabelos deixando-o curto não está deixando-o crescer naturalmente, mas impedindo-o tal qual fazem os homens. Observe que no verso seguinte, 1Cor 11.15, não é o verbo “komaõ” (deixar crescer) que aparece, mas o substantivo grego “komê” (cabelo comprido).

      Portanto, prezado, a mulher que mantém seus cabelos curtos, tal cabelo não se enquadra no substantivo “komê” (cabeleira, cabelo comprido, cabelo longo). No Grego Bíblico, há outro substantivo para cabelos curtos, “thrix” (Mt 5.36; Ap 1.14). Quanto à questão do comprimento do cabelo, não há especificação alguma, apenas que o cabelo que é glória,honra, são os cabelos longos, compridos (1Cor 11.15) da mulher cristã. Estando tais cabelos longos, compridos, não há proibição que se corte as pontas, o que é bem diferente de se ter cabelos curtos e impedi-los, cortando-os, para não chegarem ao ponto de ser, gramaticalmente, como longos, compridos. O que passar disto, não é ensino Bíblico, mas conceitos de homens que preferem o atalho filosófico e não os retos caminhos do Senhor. É o tipo de “teologia” ao gosto do freguês. Mas, para nós, o que nos importa é tão somente... Sola Scriptura!

      É válido eu lembrar, que NÃO SE PODE USAR o substantivo grego komê (1Cor 11.15 - cabelo comprido) no sentido de “ENFEITE, ADORNO” como fez o Pr. Silas no vídeo, ao falar de 1Timóteo 2.9, na questão “semântica”. Ele fez uma associação por deveras ILEGÍTIMA, pois o termo de 1Cor 11.15, “komê” (cabelo comprido, cabeleira, cabelos longos) não ocorre no Novo Testamento acerca do ornamental, é o que diz o Dr. Vine, um dos principais eruditos do Grego no Mundo:

      “2.kome é usado somente para se referir a “cabelos humanos”, mas não ocorre no Novo Testamento acerca do ornamental.” (Vine, W. E.; F. Unger, Merril; White Jr., William. Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento , pág. 442. 2ª Edição, 2003. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CPAD).

      Em meu livro A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU, são refutados todos os argumentos citados pelo Pr. Silas.

      Repito: SOLA SCRIPTURA!
      Deus o abençoe.

      Excluir
  28. ainda não me convenceu,vou preparar um estudo e vou postar mostrando que vc ta errado,e sobre o batismo querido mostrei que para se formar uma doutrina precisamos de mostrar que um versiculo se complementa com outro, que é caso do versiculo que o irmão mostrou(vamos encontrar em outros textos a ordenança do batismo ai se forma doutrina) É DOUTRINA SIGNIFICA (DO LAT.ENSINAR,INSTRUIR,EDUCAR)querido irmão da onde o irmão vai tirar uma doutrina de um texto que não tem contexto.fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado "anônimo", não se pode TIRAR doutrina, mas tão somente mantê-la, conforme as Escrituras. Texto se entrelaça com contexto e vice-versa. Jesus mostrou a importância de até mesmo um "yod" (J) das Escrituras, ao passo que muitos procuram subtrair todo um verso das Escrituras, negando a autoridade plenária e verbal das Escrituras em questão de ensino.

      Quando Jesus disputava com os antigos fariseus, bastava ele dizer: ESTÁ ESCRITO!

      Para os mesmos se calarem e se curvarem ante a autoridade SUPREMA da Palavra de Adonay e'lohîm!

      Os fariseus modernos, não se curvam nem tampouco se calam ao que ao ensino escrito, inspirado! Os modernos possuem coração de pedra, resistindo ao que o Espírito Santo fala, por meio das Escrituras.

      Para filho obediente, o Pai Eterno só fala uma vez e ele vai logo cumprir o que lhe é mandado. Mas o desobediente e resmungão, o Pai precisa falar uma, duas, três, quatro...

      Sabe porque isso ocorre? Talvez seja surdeza espiritual, ou falta de entendimento, ou por não discernir direito a voz do Pastor de Israel, ou quem sabe, a mente esteja ocupada dando ouvidos à voz estranha? Que o Senhor nos livre disto!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  29. Prezado "ANÔNIMO" de 19 de janeiro de 2013 14:16

    Estou finalizando minha participação neste blog, Deus o abençoe.

    Shalom Aleikhem

    ResponderExcluir
  30. UM DIA SAI DA AD. POR CAUSA DELA NÃO GARDAR MAIS OS COSTUMES, FUI PARA UMA IGREJA ONDE TODOS ESTAVÃO NO PADRÃO DEUS REVELAVA E FALAVA, UM PODER, MAS COM O TEMPO O PÉ DE PERA DEU LARANJA, DE LARANJA DEU ABACAXI, IRMÃOS APARENTEMENTE MAS DORMIA SEPARADO DA MULHER DENTRO DE CASA VIVENDO SÓ NA APARENCIA UM ODIANDO O OUTRO, VOLTEI COM UMA EXPERIENCIA QUE OS COSTUMES IMPOSTOS PELA A IGREJA É UMA FABRICA DE FARISEU, HOJE ESTOU NUMA IGREJA QUE O FRUTO É DO PÉ QUEM É CRENTE É SÓ OLHAR E VE VAMOS CUIDAR MAIS DE NÓS MESMO JESUS CUIDA DA SUA IGREJA

    ResponderExcluir
  31. Só uma pergunta, por que Paulo só profere esse ensinamento para à igreja de Corinto? Não existe nenhuma exortação para as demais igrejas, só Corinto, por que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez seja poque somente a igreja de corinto precisasse dessa exortação!

      Excluir
    2. Cara, Paulo se referia unicamente as prostitutas de corinto, que prestavam culta a diana e tinham as cabeças raspadas. Muitas delas se converteram e eram de certa forma discriminadas na igreja porque não tinha cabelos compridos como as outras mulheres, por isso Paulo dá essa recomendação e ainda recomenda que usem véu, justamente para evitar que outros se escandalizassem.

      Excluir
    3. ""todos lugares e em todas as épocas""

      1 Coríntios 1:2 Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, "COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR" invocam o nome de nosso Senhor Jesus. Cristo, Senhor deles e nosso:

      No primeiro capitulo da Carta aos Corintios, após a saudação, Paulo direciona o conteudo da carta não somente ao povo de Corinto como para "COM TODOS OS QUE EM TODO LUGAR" invocam o nome de nosso Senhor Jesus.

      Quanto ao Tempo e Época...
      1 Coríntios 11:10 -Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

      "POR CAUSA DOS ANJOS"
      "POR CAUSA DOS ANJOS"
      "POR CAUSA DOS ANJOS"

      Onde está escrito na bíblia que é por causa de prostitutas???

      Excluir
  32. DOU GRAÇAS A DEUS EM VERIFICAR QUE EXISTEM IRMÃOS QUE DEBATEM COM MUITA PROFUNDIDADE CERTOS ASSUNTOS E AO MESMO0 TEMPO QUERO PARABENIZÁ-LOS POIS ESTOU SENDO DESPERTADO AO ESTUDO QUE ME FALTA EM GRANDE QUANTIDADE. GOSTARIA, COMO LEIGO PRIMEIRO, SABER SE MINHA MANEIRA DE PENSAR ESTÁ ERRADA. Penso que em relação ao batismo talvez nãohouvesse diferença quando o batismo é feito em nome de jesus ou da trindade , pois sempre achei que tanto faz falarmos em jesus como na trindade, pois são todos por um e um por todos. Jesus declarou que quem lhe conhece conhece ao pai e vice-versa.Quanto aos cabelos compridos, concordo que os mesmos não podem ser copiados do mundo atual, e para os casos das senhoras de idade, acho que poderiam ser cortados pois lhes fica com um aspecto mais saudavel, e prático.Para os homens creio que devem ser mais curtos do que compridos, mas sinceramente? se3mpre tenho a impressão que Deus não anda muito interessado nestas questôes pois o principal é adquirirmos a salvação e guardarm os seus mandamentos conforme o Espírito Santo trabalhe em cada vida, pois cada um afinal é cada um.Tenho comigo também que quem muito sabe será m,ais cobrado, portanto, acho que cada qual sabe onde lhe aperta os calos não é assim? E, sobre tudo isso finalizo dizendo que elogio muito o debate entyre voces, pois em momento algum deixaram de que a falta de amor tirasse o brilho desta calorosa divergência. Obrigado as duas partes e desde ja reitero novamente meu agradecimento por aprender mais ainda e ver que tenho muitíssimo ainda a aprender. deus vos abençoe...!

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. QUEM NÃO TEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR, NÃO E DIGNO DE COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  35. Dou graças a Deus por sua vida irmão Geraldo Cardoso, pois pensava que não existia mais cristãos verdadeiros que seguem a risca a Bíblia Sagrada, mas a partir do momento que entrei nesse blog e vi tantos estudos que testifica na palavra de Deus a veracidade, fiquei muito feliz, pois congrego numa igreja onde a partir dos líderes até as ovelhinhas se esforçam em viver a palavra da verdade e é maravilhoso saber que ainda existem homens, mulheres, jovens e crianças que realmente tem aberto mão de tudo por amor a Cristo, Deus abençoe você e sua família, conte sempre com minhas orações, gostaria de deixar o endereço do site da igreja onde congrego, para que o irmão visse com seus próprios olhos que tem vidas se esforçando em viver em santidade e em obediência da palavra de Deus, fiquem todos na paz de Cristo!
    www.convertidos.com.br

    ResponderExcluir
  36. Cara irmã Adriana.
    Eu também fico muito feliz em saber que ainda existe sete mil que não abandonaram o verdadeiro cristianismo, Que Deus a abençoe,Mas eu te peço em nome de Jesus ajude a divulgar esses ensinamentos, fica na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza irmão Geraldo Cardoso, conte comigo sim,tenho um facebook, orkut e blog, irei divulgar seus ensinamentos para que o maior número de pessoas venham conhecer a palavra verdadeira que liberta e salva, que Jesus continue usando sua vida, te capacitando para que seja um instrumento nas mãos de Deus, a paz de Cristo esteja sempre em nossos corações!

      Excluir
  37. gostaria de saber sobre o divorcio é pecado casar pela segunga vez mesmo com conjude estando vivo e nao ter ocorrido o adulterio ?...
    ass: karen

    ResponderExcluir
  38. Caro anonimo eu te indicaria uma exelente postante que podera te esclarecer essa duvida veja o link:
    http://preparacaodoevangelhodapaz.blogspot.com.br/2013/02/cuidado-com-essa-doutrina-de-demonios.html

    ResponderExcluir
  39. abençoado, a paz do senhor! só quero poder te esclarecer uma coisinha a repeito das varoas da igreja, quando o sr. menciona que "não é honroso cortar o cabelo, e fala que é desonroso...." se aprofunde mais no estudo teológico sobre a cidade de Corintos, costumes, trajes... pois quando o apostolo Paulo fala sobre isso ele se refere que as mulheres varoas se destaquem das "prostitutas, das mulheres de luto e as mulheres que estão em adultério pois ESSAS sim tinham que raspar o cabelo.Varão com todo o respeito é só se aprofundar mais no estudo e não procurar acrescentar cobranças das quais a bíblia não cobra. Se quiser continuar na ignorância, va lá em I corintos 14:34 que diz que as mulheres não podem nem FALAR nas igrejas, e aí na sua alguma mulher tem cargo eclesiástico? Olha ai eu sei o porque o apostolo Paulo fala isso ...mas vou deixar você mesmo acha e ESTUDAR essa resposta.
    fica na paz....

    ResponderExcluir
  40. caro anonimo:
    Em primeiro lugar você deveria usar o bom senso de se identificar.
    Em segundo você leu o estudo mas não entendeu.
    Em terceiro eu não comecei a estudar esse assunto ontem faz uns doze anos que eu venho estudando esses temas a fundo, inclusive a posição de pessoas liberais e contrarias como você.
    E pra terminar se me provar pelas escrituras com argumentos inrrefutaveis eu posso me retratar.
    Fica na paz.

    ResponderExcluir
  41. Saudações queridos. Conheço o autor do blog a muitos anos e apesar de não concordar com grande parte dos seus achismos, gosto muito dele. Não sei se a recíproca é verdadeira. Más mesmo se mostrasse-mos provas a ele, não mudaria de opinião. Mais no afã de contribuir com algo, digo-vos que precisamos deixar a biblia se interpretar, e só um lembrete: nem tudo que estar na bíblia é aplicavel a nós. Existem ensinamentos, principalmente os de Paulo que foram especificamente para determinadas igrejas devido problemas internos e não para a Assembléia de Deus ou qualquer outra denominação. E quanto ao ter 12 ou 50 anos de estudos...isso não quer dizer nada, pode ser anos de erros também. Aconcelho pararem de ler a bíblia com uma visão premeditada e meditarem nos costumes judaicos e ou para quem o texto foi referido. Falo com muita propriedade. Não vou falar minha formação pois acho que não convém, foi só um palpite.Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leandro:
      O que você chama de achismo, você como assembleianos deveria lembrar que todos meus ensinamentos estão de comum acordo com os pioneiros das Assembleias de Deus e se for achismo eu aprendi com eles.
      Quanto a questão do cabelo, faco minhas as palavras de Paulo: Se alguém quiser ser contencioso, nos não temos tal costume nem as igrejas de Deus.
      Se meus estudos estão errados então os pioneiros também erraram, pois foram eles e não eu que o decidi em convenções.
      Quanto a sua formação eu a conheço, mas conheço homens que tem muito mais e no entanto não passam de hereges.
      No demais fica na paz.

      Excluir
  42. Irmão, ao que vejo excluiu meu comentário sobre o cabelo alisado e cortado de vossa esposa sem sequer respondê-lo??
    Só deixa no blog os comentários que são a favor do vosso conceito?
    Entendi.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Amanda:
      Eu exclui seus comentário pois não quis entrar nessa questão com você, mas ja que insiste vamos la.
      Em primeiro lugar, a minha esposa concorda com meus ensinamentos e ela sabe que eu estou certo, e quanto ao cabelo dela estar alisado e cortado ela sabe que e pecado.Mas eu so posso responder por mim.;
      O que eu não posso e pregar uma coisa e viver outra, e eu te pergunto oque esta errado em mim, que invalida minhas palavras?
      Estou usando cabelo comprido?
      Estou usando topete ou emo?
      Mas eu te entendo você e do tipo de pessoa que prefere apontar os erros alheios quando você mesmo o esta cometendo.
      Aguardo novos comentários.

      Excluir
    2. Irmão, como pode se dizer cristão se seus comentários são cheios de julgamentos, de discriminação para com o próximo?
      Andei lendo seus posts e suas respostas a alguns comentários e percebo uma revolta e uma certa ira com quem não se une aos seus conceitos e preceitos.
      Jesus disse para amarmos uns aos outros, não para atirar pedras.
      Primeiramente o irmão não me conhece para afirmar que eu aponto erros que eu mesma cometo.
      De ante mão lhe digo que sou cristã sim, sirvo a um Deus justo, fiel e verdadeiro que me tirou do lamaçal do pecado e me fez uma nova criatura.
      O fato de eu cortar ou pintar meu cabelo não desabona minha conduta, algumas igrejas se ateem a esse argumento com o fim de criar estereótipos desnecessários, quando na verdade o que importa é o que está dentro.
      Conheço muitos casos de irmãos que seguem o que o senhor diz, mas que por trás é caloteiro, mal marido, má esposa, fornicador, mentiroso. Uma coisa anula a outra? Não. Creio que uma mulher que corta o cabelo, pinta, com o fim de cuidar, de zelar, de manter bonito o que Deus lhe deu, não está afrontando a absolutamente nada.
      Quanto a citar a sua esposa, me referi a ela com o escopo de demonstrar a você que ela não se tornou pior ou melhor do que as irmãs com cabelo sem corte, a conduta dela continua a mesma, ela é a mesma mulher. E também a citei com o intuito de dizer-lhe que antes de querer tirar o cisco do olho do seu irmão, tire primeiro a trave que está no seu. Como pode o senhor tratar os demais irmãos de outras denominações com tanta rigidez se sequer consegue fazer com que sua esposa siga seus ensinamentos.
      Então, irmão, te digo uma coisa, não é só a sua igreja que salva, não são só os seus ensinamentos que conduzem ao céu. A misericórdia de Deus alcançou coisas muito além do que suas vãs falácias tentam sedimentar. E por fim, antes de julgar alguém com tanta propriedade e rispidez, atente-se para os seus e para os frutos do que diz, pois pelos frutos conhecereis a árvore.
      GRAÇA E PAZ!

      Excluir
  43. Paz do Senhor Jesus! Deus abençoe grandemente sua vida e seu ministério pela postagem, amado irmão Diácono Geraldo Cardoso. Não o conheço, mas creio se permanecermos fiéis na Sã Doutrina do Senhor, um dia encontraremos na glória. Fico feliz em saber que ainda tem realmente os sete mil que não se dobraram à Baal e andam na contra mão do mundo, não amontoando para si "doutores conforme seus próprios desejos carnais". Vemos hoje um evangelho de portas largas, onde prevalece o "não tem problema, não tem importância", que os bons costumes era só para o tempo de Corinto, mas o interessante é que as bênçãos daquele tempo serve para nossos dias. Quem ama a Deus não tem dificuldade em abandonar os maus costumes mundanos e o pecado que tão de perto nos rodeia. O Evangelho do Senhor Jesus tem três pontos a serem cumpridos, onde muitos esquecem. 1) Cruz - "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16:24); 2)Jugo "Porque o meu jugo é suave" 3)Fardo - e o meu fardo é leve." (Mateus 11:30. Saudações a todos e que Deus nos dê sabedoria e entendimento para entrarmos no Reino do céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ai irmão, vamos dar as mãos e batalhar pelos verdadeiros ensinamentos nessa ultima hora da igreja na terra.
      Pois Deus conta com homens e mulheres que não apostatarão e ainda continuam pregando o verdadeiro evangelho.

      Excluir
  44. KKKKKKKKKKKK O INTERESSANTE É QUE MESMO SABENDO QUE VOCE ESTAR DE OLHOS VENDADOS E FORA DOS PRECEITOS E CONTEXTUALIZAÇÃO DA PALAVRA....EU AMO VOCE MEU QUERIDO. QUERIA VOCE AQUI EM CASA PARA CONVERSARMOS PESSOALMENTE COMO NOS VELHOS TEMPOS. ABRAÇOS NA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  45. Caro leandro Alves:
    Estou de olhos vendados e fora dos preceitos e contextualização como os pioneiros da cgad.
    O que você chama de contextualização eu chamo de exegese conforme suas propias concupiscência.
    Mas com certeza se eu fosse um crente liberal e mundano você não estaria debatendo comigo, mas me elogiando.
    Eu também te amo em cristo, e oro para que você venha ser um apolo nas mãos de Cristo.

    ResponderExcluir
  46. Bom eu creio que pra Deus o q importa e o coracão e não aparencia não importa se a pessoa entrou na igreja com o CABELO grande ou curto o q importa e entregar o coracão pra Jesus.
    Opinião particular e acho q oinião cada um tem a sua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles. Levítico 20:23 infelizmente tem muito crente Jezabel :adultero, Vaidoso em suas pinturas, adoradores de Idolos (ver filmes em shoppins em 3D mundanos adorando idolos do mundo), roubadores de Deus como registrado em Malaquias, usando tragens sesuais que do Pulbito da pra ver as longas pernas de fora das irmãs. Agora uma coisa eu não entendo não consigo ver Maria, Susana, as marias que seguiram Cristo com roupas sesuais, eu não consigo ver Jesus Cristo de tanguinha na praia ou lutando MMA. Realmente Satanaz ganhou terreno com: Há isso não tem nada Haver! E so uso e costumes, vai uma pergunta estas preparado para o Arrebatamento da Igreja, como vai estar quando o Anjo do Senhor te pegar, cuidado o coração nosso e enganoso e é a área que satanás mais trabalha, só o que nos Salva é Jesus Cristo e a sua Palavra seja no Velho ou no Novo Testamento, Ele mesmo disse : Eu não vim para Abolir, Eu vim para Cumprir a Palavra de Deus!
      Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5:17. Muitas falsas interpretações da Bíblia Sagrada tem destruído o povo de Deus, casais tem se separado em nome de uma traição que poderia ter sido perdoado, colocando os mesmo na mira do adultério, fornicação entre jovens etc...A Santidade é uma ordem Divina, pois Santificar é ser separado do mundo: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14. Como é no Céu assim tem que ser na terra, somos o reflexo de tudo que o Senhor Deus nos oferece no Céu.

      Excluir
    2. Irmão Marcelo e irmã Keila. Em minha humilde opinião de uma cristã apaixonada pelo Senhor Jesus Cristo, eu acredito que nós mulheres cristãs não devemos andar expondo os nossos corpos, devemos guardar nossa sensualidade para o nosso marido, pois somos templo e morada do Espírito Santo e devemos resplandecer a glória de Deus. Devemos sim ser recatadas, mansas de espírito, trajar vestes santas, comportadas, pois defendo que nosso corpo transmite o que vivemos. Mas eu também acredito que podemos andar arrumadas e bem vestidas e andarmos na presença do Senhor, e digo mais, podemos ser vaidosas em nossas vestimentas e cuidados para com o nosso corpo, desde que isso não se torne o centro de nossas vidas, não podemos e não devemos deixar que a aparência seja mais importante que nosso caráter e que a nossa essência com Cristo. Não há nada de errado uma irmã usar uma calça comportada, e quando eu digo comportada não são aquelas calças de cós baixo e super coladas, mas uma calça decente, com cintura um pouco mais alta, mais solta. Não vejo pecado em uma mulher que cuida dos cabelos, apara as pontas ou que corta-o para mantê-lo bonito e saudável, é bom que todos cuidem de sua aparência, não só as mulheres como os homens também. Decência não é sinônimo de desleixo, irmãos. A mulher deve cuidar de si e do seu corpo, que marido não quer uma mulher bem arrumada, perfumada, asseada? Não vamos deixar que a rispidez de algumas doutrinas masculinize as mulheres, bom senso, decência, ordem e respeito, mas sem perder a feminilidade, que é o que nos torna diferente dos homens. Graça e paz!!

      Excluir
    3. na verdade o ser humano defende aquilo que mais te agrada mas o querer não é nosso mas de Deus; jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo e eu ja não estou vendo nenhuma diferença entre o mundo e alguns crentes por aise jesus quisesse apenas o coração não precizaria de céu e sim um instituto cardiológico; jesus disse que o pai vem buscar quem adora aele em espirito e em verdade leia 2ºcorintios5-17 e 2ºtimoteo 4-1 ao 5e lembre se vc foi criado a imagem e semelhança de deus e se quiser mudar o que deus fez não esta contente com o querer de deus ou seja deus não foi suficiente pra te fazer tão perfeita e vc quer mudar;o mundo esta mudando e mudando para os costumes do diabo e negando a perfeição de deus leia lc 18-8 e que deus te abençoe

      Excluir
    4. Irmão Iraildo Pereira,

      Seguindo vosso entendimento, por que fazes a barba? Por que cortas as unhas? Estais a mudar algo que Deus te deu da forma que é? Zelar e cuidar é diferente de modificar, eu modifico o meu corpo quando o tatuo, quando faço cirurgias plásticas não necessárias (exceto no caso de saúde), quando me mutilo, isso sim é modificar.
      A diferença da igreja não deve estar no seu exterior, pois isso é fácil de fazer, basta colocar uma saia no pé e manter o cabelo na cintura que seria a imagem da igreja perfeita e salva, mas infelizmente não é, querido irmão. Vai muito além de esteriótipos.
      Graça e paz!

      Excluir
    5. Eu não só concordo totalmente com voce como também penso o seguinte: Somos salvos pela graça... E Deus nos compreende, através da intenção do nosso coração, quefoi o que voce também disse, quando fala que mesmo se uma mulher estiver com o cabelo mais comprido do mundo, e com uma saia até os pés, mas querer rebolar até o chão-acrescentei, num adianta de nada, meu irmão em Jesus Cristo. Eclesiastes 7:16 fala: ´´Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?`` Isso é Deus quem fala meu irmão querido, não eu, nem ninguém, é Deus. Então, quer ser totalmente justo, leia mais a bíblia, para o senhor ver o que ela conta.

      Excluir
  47. E sobre a Placa que o Irmão citou das as Assembleias de Deus fica este versículos:
    O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2:14
    Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Mateus 3:1
    Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente. Isaías 40:1
    Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. Lucas 3:1
    Nunca glorifique o ministerio pois fica como é uma doutrina de sua igreja e sim a Jesus Cristo Pois contra Jesus e suas Palavra não há Critica mas contra seu ministerio sim, pois conheço Batistas doutrinarios e contra este mundo, conheço Maranatas de fe e Santificação, conheço muitos ministerio que alguns aind resistem ao Diabo e este mundo de pecado não se aliando a ele, um povo zeloso e de boas obras, mas conheço em todas ate naquelas que são mais santas que as outras, serem enganadas por satanas e se aliarem ao mesmo sem saberem que é o diabo escondido e dizerem que é Deus apoiando tais atitudes! A verdadeira Igreja é aquela que esta em Atos dos Apóstolos! Denominação traz divisão e causa estas polemicas, mas pregar a verdade segundo o Espirito de Deus nas Palavras da Bíblia Sagrada traz salvação. Eu pessoalmente em nome de Jesus amei seu trabalho sobre o cabelo nossas servas de Jesus não tem tal tradição de cortar o cabelo pois e o véu concordo e ate aplico em nossas reuniões, os homens cabelos cortados ótimo! mas tudo na luz da palavra de Deus e o Espirito Santo convencendo de todo o pecado! Não é uma denominação que vai pra Gloria e sim um povo fiel e obediente a Deus e seus ensinamentos. Este que são fracos na fé, que nunca tiveram uma experiencia de relacionamento com Deus orem por eles para que seus olhos se abrem, pois já estão com a mente cauterizada pelo pecado que há sua vida que escraviza, ai se levanta contra tudo que é santo e puro!

    ResponderExcluir
  48. Bom, la na frente BIA esta certa, o dizimo é da lei e não da graça, nos somos salvo pela graça e não pela lei, se o dizimo é válido, gostaria que alguém provasse para mim onde está este mandamento tão importante na nova aliança? Agora sobre cortar os cabelos e o uso de calça BIA esta equivocada, a calça nunca foi para mulher e sim para homem. EM questão do véu outro equivoco do autor desde blog, se o véu é cabelo então eu estou de véu, porque eu tenho cabelo e o versículo aos corintios afirma que todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desora sua propria cabeça, então cabelo é véu minha cabeça esta coberta. Agora eu vou trocar cabelo por véu pra ver como fica o versículo: se para mulher é indecente tosquia-se ou rapar que ponha o cabelo. e agora? QUE PONHA O CABELO? VIROU PERUCA AGORA!! NÃO É O CABELO QUE É VÉU KKKKKKKKKKKKK. ESSE É MAIS UM QUE APRENDEU A DISTORCE A PALAVRA DE DEUS, MAS LA TA BEM CLARO: SE ALGUÉM QUER SER CONTENCIOSO, NOS NÃO TEMOS TAIS COSTUME NEM A IGREJA DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  49. quanta gente cega 2º corintios 4-4 o povo não defende mais a palavra de deus e sim cada um defende o seu proprio querer errais por não conhecer as escrituras nem o poder de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a leitura de Mateus 7:4.

      Excluir
    2. Conferi o versículo em minha bíblia, e realmente é bem claro quanto a acusar alguém, sendo que voce mesmo faz algo culposo. Jesus tirava de letra pessoas como esse pastor, com todo o respeito, isso precisava ser dito. Boa noite.

      Excluir
  50. João 3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que todo aquele que NELE crer não pereça mas tenha a vida eterna. Salmos 107:1: Deem graças a Deus, o Senhor, porque ELE é bom e o seu amor dura para sempre.

    ResponderExcluir
  51. evangelicos e um povo doido que tem esses lideres eclesiasticos dono da verdade e como no brasil tem maluco pra tudo, e cada um defendendo esses liders malucos e suas doutrinas e por isso que ninguen entre eles mesmos nao consegue se entender entre eles,convertan-se ao verdadeiro dus e nao a estes lideres religiosos que apresionan os leigos.abraços

    ResponderExcluir
  52. esse defensor desta besteira desse blog e um idiota dono da verdade fariseu e quem da ideia a esse idiota da a ele sua casa seu carro e suas economias pois se acha o dono da verdade e nao sabe merda nenhuma doque postou texto sem contesto e herisia seu inbecil ta se achando,primeiro que religiao e igual a drogas faz as pessoa se tornarem alucinadas onde seus lideres sao como deus e que suas opinioes prevalecen as demais opinioes dos demais lideres,e que opiniao propria transforma os evangelicos mais divididos emtre si,parem com essas ideias de girico,ja fui evangelico a trinta anos e professor dominical,nasci na fe na restauraçao onde passei parte da minha vida religiosa acreditando que as demais igrejas eran seitas pois meu pastor assim ensinava que fora da restauraçao nao haveria salvaçao,e ai altor dessa façanha mirabolante e vc que espalha o povo evangelico com essas ideias idiotas,seja humilde e fale a verdade de cristo e nao a sua opiniao,e pra encerrar pastoers sao formadores de opiniao.abraços

    ResponderExcluir
  53. A PALAVRA DE DEUS NOS RELATA QUE: sabe porem isto: que nos ultios dias sobreviram tempos trabalhos; porque havera homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e maes, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliaveis, caluniadores, incontinentes cruéis, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do amigos de Deus, tendo aparencia de piedade, mas negando a eficacia dela. destes afasta-te... 2 TM 3 1-5 e nós estamos vivendo os esses dias, o irmão postou a vontade de Deus e por isso muitos criticam,.Assim como Jesus Cristo veio pregando a verdade condenando o pecado e poucos o aceitaram, e nós que pregamos a verdade poucos nos aceitam, por que qualquer que diz que ama o Senhor e não guarda os seus mandamentos esse é mentiroso.. João Batista pregou e condenou o pecado assim também nós temos que fazer, não julgar nem condenar ninguém mas sim o pecado, mesmo que muitos nos critiquem mas a Palavra nos diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertara... continue servo de Deus a pregar a verdade e não se preocupe com as criticas por que criticas também recebeu nosso Jesus e todos antes de nós que pregaram a verdade... Deus abençõe..

    ResponderExcluir
  54. queridos irmãos sou o anonimo que estava falando com (((( DANIEL KAUPHAN)))).tivemos algumas discórdias em pontos teológicos, mas quero deixar bem claro amei a sinceridade dele por isso quero parabeniza-lo pela humildade que DEUS continue te abençoando daniel kauphan.quero aqui tambem parabenizar o autor deste blog que abriu esse espaço para nos expressarmos que DEUS continue te abençoando irmão geraldo , a todos que estão deixando suas mensagens que DEUS abençoe a todos .....conclusão não deixe jesus por nada neste mundo ,meu nome é walter p.l. orem por mim obrigado.

    ResponderExcluir
  55. GENTE ACHO QUE NAO DEVEMOS DISCUTIR TAIS ASSUNTOS COM TANTAS ALMAS PERECENDO NO MUNDO, VAMOS NOS PREOCUPAR COM O QUE REALMENTE TEM RELEVANCIA A NOSSA SALVAÇÃO. FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  56. olá sou Jorge. moro em vila pavão es , sabemos que a salvação é pela graça, porquê o senhor DEUS enviou seu filho amado de graça; não cobrou nada ; porém temos que observar sim a palavra do senhor, pois ela é luz para clarear nosso caminho e alimento para a nossa alma.me lembro que no brasil mesmo na igreja católica as mulheres eram acostumadas em fazer uso dos cabelos longos, tenho 59 anos de idade e me lembro bem disso; e quero vos contar um episódio que aconteceu na igreja onde eu reunia; quando o presbítero nosso dirigente em uma noite de santa ceia, estava orando em prol do pão, de repente ele teve uma visão, em que viu uma tesoura aparando os cabelos das irmãs, logo ele perguntou se ali no meio dos irmãos havia algumas mulheres que cortou parte de seus cabelos, me lembro desse episódio como se fosse agora , quando surgiu no meio dos irmãos oito mulheres que havia praticado este ato, ele pediu que irmans não tomasse do pão e do vinho naquela noite pois iria conversar com elas logo após o culto; mas uma das irmãs por nome maria lacerda me lembro bem dessa irmã hoje mora em Portugal se levantou e foi á frente em seguidas foram as demais chorando e confessando o que havia praticado esse ato. o dirigente conversou com os demais irmãos mediante a confição dessas irmãs que pediram perdão pelo que foi praticado algumas disseram que não sabiam que não era permitido a igreja mediante o que o senhor jesus disse lhe deram o perdão, participaram da santa ceia naquela noite. peço aos irmãos que estão em dúvida, compre o disco do testemunho de adão campos que morreu de um infarto ficou morto no hospital por três dias comprovado pelos médicos, mas o senhor falou a sua esposa que ele iria ressuscitar nesse interim ele foi tirado da terra foi ao inferno e depois no céu e lá no céu ele viu irmãs que não puderam entrar no céu porque havia cortado seus cabelos e não pediram perdão , as almas caiam e se lamentavam mas já era tarde de mais , eu creio porquê jamais um homem de DEUS depois de ter ido ao céu e voltar iria contar mentira aqui na terra, sabendo que o mentiroso não tem parte no reino de DEUS.se não querem acreditar , acreditarão após a morte, tem muitas vidas que lá estão arrependidas , porém tarde de mais. tem coisa que parece simples e que não tem importância, mas veja o profeta que foi enviado para profetizar sobre o culto de jeroboão lá ele não podia comer e nem beber e nem voltar pelo mesmo caminho em que foi, desobedeceu e qual foi seu destino ? a morte. que o senhor jesus tenha misericórdia de nós, sabemos que a salvação é pela graça, mas enquanto vivermos neste mundo temos um caminho a percorrer chamado obediência a palavra , afinal não somos deste mundo ,mas somos povo de DEUS israel saiu do egito, mas o egito não saiu de israel, aí foi a causa de não poderdes entrar na terra santa; fiquem todos na santa paz do nosso amado e senhor jesus cristo, Maranata.

    ResponderExcluir
  57. não posso acreditar nesse texto, pois se fo assim infelizmente digo que não haverá ninguém no céu, se a morte e um sono profundo como alguém arrebatado pode ver espíritos de mulheres que cortarão o cabelo serem excluídas do céu. se for assim não e preciso tentar se salvar. ninguém ira subir aff.

    ResponderExcluir
  58. CONCORDO COM ESSE ESTUDO POIS TAMBEM CREIO KI A SALVAÇAO E PRA QUEM VIVE NA PORTA EXTREITA A SALVAÇAO NAO E PRA TODOS E QUEM NAO CONCORDA COM A PALAVRA DE DEUS COM CERTEZA NAO ENTRARA NO REINO DOS CEUS ASSIM TAMBEM QUEM NAO CONCORDAR COM O EVANGELHO E BATISMO VERDADEIRO ATOS 2:37 AO 47 PROFUNDO

    ResponderExcluir
  59. POR QUE O BATISMO EM NOME DE JESUS? PQ ELE E UM E NAO TRES PAI FILHO E ESPIRITO SANTO NAO E NOME E SIM E TITULO O NOME E JESUS CRISTO ALEM DE CRER VC TEM KI SE BATIZAR NESSA VERDADE E FAZER COM KI AS PESSOAS TOME CONHECIMENTO DESSA REALIDADE AO CONTRARIO NAO TERA SALVAÇAO NAO EXISTE 3 DEUSES NO CEU APENAS UM TIAGO 2 : 19 JESUS SE DEU VEIO COMO CARNE MAIS ERA O PROPRIO DEUS REVELADO ISAÍAS 9:6 E ASSIM VAI . . . QUEM NAO TEM ESSE CONHECIMENTO QUE NESSE MOMENTO POSSA SE DISPERTAR ENTRE EM CONTATO PARA QUE POSSAMOS JUNTOS ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS
    reginaunicista@hotmail.com
    prceliounicista@hotmail.com
    AGORA QUANTO ESSE ESTUDO NOSSO IRMAO ESTAR CERTO EM DIVULGAR ESSA DOUTRINA SIM PQ NOS ESTAMOS NO MUNDO MAIS NAO PERTENCEMOS A ELE EU TAMBEM PREGO ASSIM QUEM TEM OUVIDO OUÇA O QUE O ESPIRITO DIZ A IGREJA

    ResponderExcluir
  60. OLA DIACONO DE DEUS.A PAZ DO SENHOR.ESTOU PASSANDO AQUI PARA LHE PARABENIZAR.E TAMBEM PARA DIZER:NÃO SE DEIXE LEVAR PELOS DOUTORES,POIS A BIBLIA E CLARA EM DIZER QUE ALGUNS DOUTORES INTRODUZIRIAM HERESIAS DE PERDIÇÃO.FIQUE SEMPRE COM AQUILO QUE O ESPIRITO SANTO LHE ENSINA.DAS ENTRANHAS ATE AS ROUPAS,DO CORAÇÃO AO CABELO.PREFIRO FICAR COM AQUILO POR EXEMPLO QUE O SENHOR JESUS MOSTROU PARA O PR. ADÃO DE CAMPOS SOBRE O CABELO.POIS EM SEU TESTEMUNHO VOCE SENTE O ESPIRITO SANTO TESTIFICANDO.
    A PAZ MEU IRMÃO.E PERSEVERE ENSINANDO ISTO MESMO.POIS DEUS E CONTIGO.AMEM

    ResponderExcluir
  61. PAULO ESCREVEU PARA UM POVO DA EPOCA, E DE UM COSTUME LOCAL QUE ESTAVA COLOCANDO A IGRAJA COMO MAL VISTA POR USAR DESSA LIBERDADE , TANTO É QUE NÃO VEREMOS MAS ELE MENCIONAR SORE ESSE ASSUNTO. QUANTO OS FIOS DO SEUS CABELOS ESTAREM TODOS CONTADOS, SE O PASTOR LER MT 10,30 NO TEXTO COM CONTEXTO, JESUS NÃO FALA DE NÃO PINTAR O CABELO, MAS SIM QUE TUDO QUE VIESSE ACONTECER COM SEUS DICIPULOS, ESTARIA ELE NO CONTROLE DE TUDO. QUANTO A PALAVRA VAIDADE SE O PASTOR BUSCAR ESSA PALAVRA EM TODA A BIBLIA, O PASTOR NÃO VERA ESSA PALAVRA APONTANDO PARA A BELEZA EXTERIOR, MAS, SIM SEMPRE APONTANDO, PARA IMAGENS DE ESCULTURA, IDOLOS E DISSO QUE DEUS SE REFERE QUANTO A PALAVRA VAIDADES. FIQUE NA PAZ. .PASTOR CARLOS SILVA

    ResponderExcluir
  62. Minha " santidade" não está no cabelo. o versiculo: o cabelo foi dado em lugar do véu, agora eu pergunto, o véu é lá nos pés?? o véu nao tem um comprimento definido? se o cabelo foi dado em lugar do ´veu, logicamente o cabelo nao precisa estar la nos pés, pq ´quando paulo diz, é honra para a mulher ter o cabelo longo, ele nao quiz dizer: é pecado cortar o cabelo, a mulher nao pode nunca na vida cortar o cabelo...paulo também escreveu: é melhor seguir os conselhos de Deus do que de homens, e isso de a mulher nao cortar o cabelo é doutrina de homens! Obs: sou de uma igreja que o líder nao soube interpretar o que paulo escreveu e inventou essa. Minha revolta é tao grande quanto a isso que so Deus sabe...pessoas da igreja que pensam que sao santas por nao cortarem o cabelo, enquanto pecam, falando mal de um irmao, matando na fé, falta de sabedoria em um altar, pecando em pensamento, prostituindo em pensamento, e por ai vai....como o corte de cabelo é visivel, criticam como se tivesse cometido um assassinato, mas os pecados ocultos Deus está vendo. Eu peco todos os dias, sem querer as vezes, peço perdao a Deus e reafirmo, minha santidade nao está no cabelo e falo isso sem medo de errar, com toda certeza, essa "DOUTRINA" enquanto que paulo diz COSTUME, enfim...isso ai nao provém de Deus, não é ordenança divina. Deus vai requerer de cada um desses que mais espalha do que ajunta com essas invençoes, doutrinas que quando sao dos homens é impossivel de suportar.

    ResponderExcluir
  63. Mas se as pontas estiverem muito ressecadas a mulher não pode cortar msm assim?

    ResponderExcluir
  64. Ou não diz a natureza...
    Ora, a natureza é Deus falando. O Apóstolo Paulo nos ensina na Epístola ao Romanos, que é possível entender o caráter de Deus pelas coisas cridas.
    Então perguntemos. Não diz a natureza que é saudável a mulher cortar o cabelo? Sim. pois se não cortar as pontas, o cabelo apodrece e fica com uma aparência estranha. Ou Deus elabora leis contra a natureza?
    Creio que não.

    Se aprendermos a ver Deus nas escrituras e pela observação das coisas que são. Ai há sabedoria para dirimir polemicas e palavras ambíguas.
    PAZ!

    ResponderExcluir
  65. Dá um desespero ver as postas ressecadas, cabelo grudando na nuca, se solta tá calor demais, se prende dá dor de cabeça de tão pesado... Gente, que prisão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nosso professor é o Espírito Santo, resto é interpretacao de homens e tem um versiculo que termina assim: e não há necessidade que homem algum vos ensine! Livro de Joao se nao me engano. Agora esse ensinamento do nosso Professor é dado em dose, hj vc lê uma passagem biblica e tem uma revelação, amanha vc lê mesma passagem e sua revelação é ampliada, pq somos parecido um diamante, começamos bruto e o nosso Professor vai lapidando a gente. Na Bíblia tem doutrina, tem costume e tem pensamentos proprios como apostolo Paulo de vez em quando fala, deu pra entender!!!!!!!!!!

      Excluir
  66. gostaria de perguntar ! nos dias de hoje vcs gostariam de deixar um (homossexual)cantando ou até mesmo só frequentando obs (((nada contra))),do que uma irmã só porque procuro-se ficar mais arrumada.hoje da processo falar mal de gay.da processo falar outras coisa que não convem comentar aqui ,mas ca pra nós temos que pensar sim em combater o pecado que ja esta dentro das igrejas EX o maior pecado dentros das igrejas hoje é um negocinho chamado dinheiro........não querendo provocar as mentes fracas mas gostaria de deixar uma opnião (((((ovelhas ta na ora de colocar seus pastores a prova não deem mais o seus dizimo só pra ver a reação deles ))))) se vcs continuam sendo tratados da mesma forma como antes....dúvido coloquem em pratica isso e esperam o resultado e vem me falar de cabelo...........asf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi hj o correto é Contribuição Voluntária de acordo com seu coração, sem constranjimento e com alegria (Novo Testamento no livro de Corintions I e II), no livro de Malaquias, capitulo 4 fala que essas ordenanças e normas sao para o povo de Israel, nós aqui no Brasil somos cristãos, esse capitulo de Malaquias 3.10 que deixa seu pastor milionario nao se aplica mais pq é faz parte do Velho Testamento.

      Excluir
  67. Me desculpe mas você se diz professor da EBD?
    por favor vai estudar chega de tanto engano, por favor advogado da sã doutrina é ruim em!

    ResponderExcluir
  68. Quando uma persona alisa os cabelos, faz um cado de cosas pra mudar, não é para llamar atencion? Não me dijam que é para sentir-se bien, porque se quer mudar de aparência quer llamar atenciçaso para as chamarem de "bonitonas". Eso é vaidad!

    ResponderExcluir
  69. melhor ficar bonito e cheiroso do fedido e feio kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me desculpe o erro é bonita e cheirosa.

      Excluir
  70. Entao o importante e valioso poder do pai passa uma missao para cada um de nos.O espirito santo q esta em nos pelo pai e filho nos ajuda consola e nos revela a verdade.A VERDADE ESTA DENTRO DO NOSSO CORACAO.CADA UM SE CONSAGRE E BUSQUE DO SEMHOR DEUS,O Q ELE QUER PRA SUA VD E O CHAMADO Q VC TEM.E ASSIM A VERDADE VOS LIBERTARA.

    ResponderExcluir
  71. Amados dês de JÁ peso-vos desculpas por minha intromissão! mas pude observar um monte de idealismo, vocação para enganamento, discussão, e vários outros fatores, que não levam nem um de vocês a nada, não vou dizer que todos estão errados porque estaria me juntando a vos. e sendo hipócrita. porque o Pai YHWH , YESHUA nos deu o livre arbitre. Mas sugiro-vos que primeiro busquem a tradução correta das escrituras. busquem o significado de cada palavra em Hebraico. sempre lembrando que toda tradução Português vem do inglês, que por sua vês vem do Alemão, que vem do Grego e do latim, por exemplo se você entender a origem da palavra interpolada do Hebraico para dizimo você intendera a verdade,( saliento que sou dizimista fiel) e não esquecendo que a tradução usada normalmente no Brasil foi traduzida por católicos para os católicos, (a Martinho Lutero era Alemão) quem escolheu os cânons? porque tem livros que não foram canonizados? (Porque não foram escritos em Aramaico nem em Hebraico, e Não porque[Não são espirados por Deus, Toda nossa vida é espirada por DEUS] a sua tradução não é nem no Hebraico Quadrático) Paz Seja com Volsco!!! cuidem para não virarem mestres enganadores, só a palavra de Deus e seu Espirito tem a Verdade, não eu nem vc só Ele o Eterno!!! A e Deus não pega Atalho, então não vá pelos outros Estude

    ResponderExcluir
  72. Meus irmãos o que realmente esta faltando e esse povo ir orar para que Deus fale com vcs a respeito de como vcs devem viver já que vcs não acredita no estudo do irmão Geraldo, recentemente chegou uma irmã da africa que é da igreja batista ela esta lá fazendo a obra e quando ela chegou aqui o seu pastor disse que ela parecia uma batisbleia pelo fato de ela não ter mais cortado o seu cabelo não pintar as unhas e assim. Por diante, mais ela lhe explicou o seguinte , quando ela começou a deparar com tantos demônios que a queriam matar então ela foi para a oração, ai foi quando ela não teve mais tempo para cometer tantos erros,por isso irmão eu digo o que esta faltando e nós irmos para oração, o povo só peca por que não ora é como Davi só pecou porque não foi para batalha. Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  73. A Bíblia fala das mulheres que não usam o véu ou o cabelo solto 1 Corintios 11.5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a (cabeça descoberta) desonra a sua própria cabeça , porque ( é como se estivesse rapada).
    Observe que ela tem cabelo mais ta com a cabeça descoberta ou seja com o cabelo amarrado ou preso é uma comparação
    1 Corintios 11.6 Portanto se a mulher não se cobre com o véu , tosquie-se também .mas se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se ,que ponha o véu.
    Sendo igual rapar ou tosquiar a cabeça quem não usa o véu ou o cabelo solto a Bíblia fala que a mulher tem que ter o cabelo longo ,comprido não que não possa cortar pois a Bíblia nessa passagem fala sobre a mulher não fazer o uso do véu.

    ResponderExcluir
  74. Nas antigas assembléias de Deus quando a mulher não cortava o seu véu natural, não havia segundo casamento, política nos ppulpitos, os crentes não colocavam coisas más diante dos olhos, por isso reprovavam a tv e os progamas mundanos da rádio, pois tudo isso era reprovado pela biblia,era reprovado, porque hoje o que importa é não desagradar muito a sociedade mundana como faziam os antigos doutores da biblia(fariseus e escribas) e de igual modo os modernos, não medem esforços para adaptar a palavra de Deus aos seus maus costumes, ex: sensualidade=(roupas contaminadas pela carne: sem pudor, sem modestia que mostra suas semi-nudez para expor suas vergonhas), vão aos estádios para ver vãs diputas e ver seus ídolos do esporte competir por prêmios corruptíveis; em fim ainda amam o Egito(mundo), mesmo sendo escravo de faraó(pecado). Então nada é mais agradável a carne do que dizer que faz a vontade de Deus e fazer a dela(carne) ao mesmo tempo.
    n

    ResponderExcluir
  75. O que tenho analizado é que as igrejas que ensinam que a mulher não pode cortar cabelo e os homens não deixar crescer os seus, estão de conformidade com a dutrina ensinada pelo espirito Santo; que confirma este ensino e outros operando sinais e maravilhas, dos quais, só relatados na biblia, como: paralíticos deixando suas camas, cadiras de roda, muletas e até mortos atestado pela medicina que voltam a viver, pessoas caem pocessas através da revelação do espirito; tumores, emorragias, câncer, aids, infermidades incuráveis desaparecem só pela pregação da verdadeira doutrina. Coisas estas que praticamente não acontecem nas igrejas do liberalismo.
    Quando Moisés e os magos fizeram o mesmo sinais o coração de faraó endureceu, pois não quis considerar que a serpente de Moises e Arão era superior e engoliu a dos magos; pois o fogo da santidade sempre será maior que o fogo estranho da profanação.
    Por isso temos que nos submeter ao Espirito para sermos revestidos de poder(dons espirituais), e cresçamos na graça e conhecimento de Cristo, pois o Evangelho não é só palavras para que a nossa fé não seja firmada na sabedoria dos homens distorcedores. Pois está escrito: A minha palavra e a minha pregação para com vosco não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espirito e de poder, para que a vossa fé não se firmace na sabedoria dos homens mas no poder de Deus.
    (Apostolo Paulo).
    A Paz Cristo seja com todos.

    ResponderExcluir
  76. Oi resolvi deixar aqui meu comentario sem ofender ninguem, tenho 64 anos e sou novo no evangelho, o Senhor Jesus falou: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. O Senhor Deus, escolheu o louco pra confundir, escolheu o fraco pra confundir, escolheu o sem estudo nenhum pra confundir, e aí como fica o Apostolo Pedro, seus escritos na Bíblia nao vale nada? Senhor Jesus fala: minhas palavras sao vivas e espirituais. Entao acho q interpretacao literal, ao pé da letra, nao dá. Senhor Jesus debateu! no debate aparece a verdade! Pastores que cobram o dizimo, tenham a honradez de pregar o capitulo 4 de malaquias e nao fiquem somente no malaquias 3.10. Agora a interpretacao correta das Palavras Santas é dada atraves do nosso professor: Espírto Santo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  77. MUITA GRAÇA DE DEUS VEJO EM SUA VIDA GLORIFICO A DEUS POR VER AINDA PESSOAS COMO O IRMÃO SÃO CAPACITADOS POR DEUS PARA EXPLICAR ASSUNTOS COMO ESTE COM MUITA PROPRIEDADE, ALGUNS NÃO VÃO ACEITAR MAS ISSO É NORMAL POIS QUANDO JESUS PREGAVA UNS CRIAM OUTROS PEGAVAM EM PEDRAS PARA JOGAR NELE. CONTINUE COM ESTE MINISTÉRIO GLORIOSO DE DEUS.

    ResponderExcluir


  78. Gostaria de fazer alguns breves comentários, em prol da liberdade cristã, sobre o corte de cabelo para mulheres.

    Primeiramente, analisemos dois textos das Sagradas Escrituras:

    1. Números 6:1,2,5 – “E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR...Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça”.

    Em primeiro lugar, notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: “Falou o Senhor a Moisés”. Seja o que for que o texto apresente, agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE. Portanto:

    a) – O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;
    b) – O voto se estendia tanto a homens com a mulheres;
    c) – Uma das exigências era o não passar navalha sobre a cabeça.

    Agora perguntamos: se as mulheres não cortavam e nem mesmo aparavam o cabelo (pois tal ato era e é pecado), como alegam certas pessoas, como Deus instituiria um voto onde ele permitisse a prática de um pecado? É o mesmo que dizer que Deus poderia ter instituído um voto no qual a pessoa poderia adulterar, mentir, roubar ou qualquer outro tipo de pecado.

    Além do mais, que sentido teria tal voto para uma mulher, se a mesma já cumprisse a ordem “sobre a sua cabeça não passará navalha”? Seriam todas as mulheres, de todas as épocas, praticantes do voto do nazireado?

    2. 1 Coríntios 11: - “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”.

    O texto acima é muito usado, sem contexto e sem permissão, para “corroborar” a “doutrina” de que o corte de cabelo é pecado para mulheres cristãs, passível até mesmo de perda de salvação quando praticado:

    Algumas poucas considerações devem ser tomadas do texto acima:

    a) O texto diz de desonra e honra, e não de pecado. O que é desonra para o homem não o é para a mulher; o que é honra para o homem não o é para a mulher. Mais uma vez recorremos a Números 6. Se honra aqui, é sinônimo de pecado, como dizem os advogados do cabelo, como Deus mandaria algum homem praticar tal pecado? O texto é claro: cabelo crescido é desonra para homem. Se ter o cabelo crescido é pecado para o homem, como pode o Espírito de Deus ter se apartado de Sansão justamente quando ele deixou de praticar tal pecado? Mais uma vez vemos a incoerência de tais afirmações. Como disse o nosso Senhor: “Errais por não conhecer as Escrituras...”.

    b) Como dito no item anterior, o texto fala de desonra e não pecado. Gostaríamos e estamos esperando até hoje que os defensores da abstinência de corte de cabelo apresentassem a prova histórica-exegética-gramatical para entendermos o termo dessa forma.

    c) Da mesma forma, esperamos que seja provado que “crescido” significa sem corte ou aparo nenhum, e não simplesmente comprido. Não é de estranhar que tais pessoas recorram à novas visões, revelações e sonhos para “provar” tal fato (violando, sem temor, o mandamento expresso de não se acrescentar nada às Escrituras no desfecho do livro de Apocalipse; e ignorando a maldição a ser lançada sobre os tais que pratiquem o mesmo. Veja Apocalipse 22:18). Concordamos estritamente com a tradução Nova Versão Internacional quando cita assim tal versículo: “própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher?”. A base de nossa concordância com tal tradução não é tendenciosa, mas simplesmente pelo fato de ser uma tradução mais fiel aos originais, e que livra de erros de interpretação tais como o citado neste artigo. Convido o leitor a pesquisar qualquer léxico grego e comprovar este fato.

    ResponderExcluir
  79. A palavra de Deus é fiel e verdadeira . ..eu estava com dúvida não estou mais .só não intendente quem não quer entender , que Deus possa abrir o entendimento de muitas como eu . Se a palavra de Deus diz que não pode não pode !! A doutrina não vem do homem vem de Deus. Deus abençoe ..

    ResponderExcluir
  80. irmão eu sei o que o senhor ta passando,quando falamos a verdade somos jugados mais comtinue no dia que jesus vier busca as suas igrejas ai e que vamos ver quais a que deus vai levar ,eu sei que em cada uma que ele acha na obidiencia em santidade ,fazendo a vontade dele ele vai resgatar sempre tem alguem que não se conrrompe .que Deus ti abençoe mais e mais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...